Leonardo da Vinci (1452-1519) foi um polímata que se destacou em diversas áreas, incluindo pintura, inventariação, arquitetura, matemática e engenharia. Sua genialidade abrangeu uma ampla gama de disciplinas, levando-o a ser frequentemente referido como o "Homem Renascentista".
Embora seja mundialmente famoso por suas habilidades como pintor, com obras icônicas como a Mona Lisa e A Última Ceia, apenas 15 pinturas de Leonardo da Vinci são conhecidas atualmente.
$ads={1}
Em 1495, ele iniciou a pintura de A Última Ceia nas paredes do refeitório de Santa Maria delle Grazie, em Milão, Itália, concluindo-a em 1498.
Leonardo da Vinci foi o primeiro a explicar cientificamente por que o céu é azul.
Ele tinha a notável habilidade de escrever com uma mão e desenhar com a outra simultaneamente.
Leonardo da Vinci era um vegetariano comprometido devido ao seu profundo amor pelos animais e questionava a moralidade de consumir carne quando não era necessário para a saúde.
$ads={2}
Além de suas realizações notáveis, ele também era conhecido por sua veia brincalhona, como o episódio em que colocou asas e chifres falsos em lagartos para assustar pessoas no Vaticano.
Leonardo da Vinci tinha o hábito de comprar animais enjaulados no mercado apenas para libertá-los.
Ele tinha o hábito de escrever da direita para a esquerda, o que exigia um espelho para leitura adequada.
Em 1994, Bill Gates adquiriu os famosos escritos científicos de Leonardo da Vinci, o Codex Leicester, por 30 milhões de dólares. Algumas de suas páginas foram usadas como protetores de tela no Windows 95.
Leonardo da Vinci propôs a ideia das lentes de contato pela primeira vez em 1508.
Ele inventou a bicicleta cerca de 300 anos antes de sua aparição nas estradas.
As últimas palavras registradas de Leonardo da Vinci foram: "Ofendi a Deus e à humanidade. Meu trabalho não atingiu a qualidade que deveria ter".