As pirâmides são estruturas ou monumentos, geralmente com uma base quadrilateral, que se elevam até um ponto triangular.
Embora sejam amplamente associadas ao Egito, a forma da pirâmide foi utilizada pela primeira vez na antiga Mesopotâmia em estruturas de tijolos de barro conhecidas como zigurates.
$ads={1}
Pirâmides foram construídas em diferentes momentos e em várias partes do mundo, incluindo o Egito, Sudão, Etiópia, Ásia Ocidental, Grécia, Chipre, Itália, Índia, Tailândia, México, América do Sul e algumas ilhas do Oceano Pacífico.
As pirâmides egípcias são as mais famosas do mundo e foram construídas como locais de sepultamento e monumentos para os faraós e suas famílias.
Acredita-se que a forma das pirâmides egípcias represente a montanha primordial de onde os egípcios acreditavam que a terra foi criada. Essa forma também simboliza os raios descendentes do sol, e a maioria das pirâmides era revestida com calcário branco polido e altamente reflexivo para dar uma aparência brilhante quando vistas à distância.
As três pirâmides na necrópole de Gizé são as mais famosas do Egito, originalmente cobertas com pedras de revestimento de calcário branco polido que refletiam a luz do sol, tornando-as brilhantes como joias.
$ads={2}
A Grande Pirâmide de Gizé, com 147 metros de altura, deteve o título da estrutura artificial mais alta do mundo por incríveis 3.871 anos.
No total, cerca de 140 pirâmides foram descobertas na área do Antigo Egito, construídas entre cerca de 2630 a.C. e 1530 a.C.
A pirâmide egípcia mais antiga é a Djoser, construída em Saqqara há cerca de 4.650 anos (2640 a.C.), projetada pelo arquiteto Imhotep e considerada uma das estruturas monumentais mais antigas do mundo feitas de alvenaria vestida.
Pirâmides egípcias geralmente contêm múltiplas câmaras e passagens, mantendo uma temperatura interna constante de cerca de 20°C.
No mundo americano, pirâmides famosas incluem o Sol e a Lua em Teotihuacán, México, e o Castillo em Chichén Itzá, além de várias estruturas incas e chimú nos Andes.
Na Sardenha, Itália, o Monte d'Accoddi é uma antiga pirâmide datada de cerca de 4.000 a 3.650 a.C. e é considerada o primeiro local de sacrifício conhecido na Europa Ocidental.
As pirâmides gregas, também chamadas de Pirâmides de Argolis, remontam de 2000 a 400 a.C. e incluem a Pirâmide de Hellinikon.
Pirâmides núbias foram construídas pelos governantes dos antigos reinos kushitas na região norte do Sudão entre 2500 a.C. e 300 d.C.
Os romanos também construíram a Pirâmide de Cestius em Roma, perto da Porta São Paulo, entre 18 e 12 a.C.
A Pirâmide do Louvre, em Paris, França, é uma estrutura de vidro que serve como entrada para o Museu do Louvre, construída na década de 1980 pelo arquiteto I. M. Pei.
Apesar das histórias populares, evidências arqueológicas sugerem que as pirâmides egípcias foram construídas por trabalhadores agrícolas egípcios nativos, não por escravos estrangeiros. Estima-se que cerca de 20.000 trabalhadores tenham participado da construção das pirâmides, que eram o centro de complexos funerários em todas as culturas que as utilizavam.