O Castelo Neuschwanstein foi erguido sob o reinado do rei Ludwig II da Baviera, apelidado de "Rei dos Contos de Fadas". Essa majestosa construção é uma verdadeira representação dos castelos dos contos de fadas, com vistas deslumbrantes dos Alpes da Baviera.
$ads={1}
Neuschwanstein, que significa "Nova Pedra do Cisne", deve seu nome a um dos personagens da ópera de Wagner, o Cavaleiro dos Cisnes. Embora pareça medieval, foi construído no século XIX e não teve propósito defensivo.
Apesar de possuir uma suntuosa sala do trono, esta nunca foi ocupada por um rei, pois o castelo não foi concluído antes da morte de Ludwig. Surpreendentemente, o rei passou apenas 11 noites no castelo que ele próprio projetou.
O responsável pelo design do castelo não era um arquiteto, mas sim um designer teatral chamado Christian Jank. Ele liderou uma equipe de quatorze carpinteiros que trabalharam por mais de quatro anos para esculpir detalhes em madeira que decoram os quartos.
$ads={2}
A sala do trono, inspirada na Hagia Sophia de Constantinopla (atual Istambul), é um dos pontos mais impressionantes do castelo. Com dois andares e colunas de imitação de pórfiro e lápis-lazúli, possui pinturas inspiradas nas óperas góticas de Wagner.
Neuschwanstein foi um dos finalistas na seleção das Novas Sete Maravilhas do Mundo e, curiosamente, inspirou o Castelo da Bela Adormecida no Reino Mágico da Disney.
Uma réplica em LEGO do Castelo Neuschwanstein pode ser encontrada no Legoland em Günzburg, composta por mais de 300.000 peças de LEGO.
Em 2012, o castelo foi apresentado em uma moeda comemorativa de € 2.
O Castelo Neuschwanstein também teve participações em filmes como "O Calhambeque Mágico" 1968 e "O Maravilhoso Mundo dos Irmãos Grimm" 1962.
Atualmente, o castelo é de propriedade do estado da Baviera, que gasta mais de 14,5 milhões de euros anualmente em sua manutenção. Ele é o edifício mais fotografado da Alemanha e uma das principais atrações turísticas do país, atraindo cerca de 1,3 milhão de visitantes todos os anos.