As tulipas compreendem cerca de 150 espécies distintas, no entanto, existem mais de 3.000 variedades naturais e geneticamente cultivadas dessa flor em todo o mundo.
Originárias da região do Himalaia, as tulipas foram trazidas para a Turquia e, por volta de 1560, chegaram à Holanda a partir desse ponto.
$ads={1}
As tulipas têm uma ampla gama de significados, sendo que cada cor representa algo distinto. Em geral, as tulipas simbolizam o amor e o advento da primavera. As tulipas vermelhas são associadas ao amor verdadeiro, as brancas expressam desculpas e as tulipas roxas simbolizam a realeza.
Além disso, as tulipas costumam ser perfumadas e podem crescer em diferentes alturas, variando de 5 centímetros a mais de 60 centímetros, com uma variedade de formas e cores, embora não existam variedades puramente azuis.
As tulipas ocupam a terceira posição entre as flores mais populares.
$ads={2}
No Dia dos Namorados, as tulipas são a segunda flor mais enviada, logo após as rosas.
Uma das variedades mais notáveis de tulipa é o profundo roxo da Tulipa Rainha da Noite.
Em certo momento da história, as tulipas eram as flores mais caras, dando origem ao fenômeno conhecido como "Mania das Tulipas" nos anos de 1634 a 1637. Nessa época, as tulipas eram mais valiosas do que a maioria das casas e custavam quase dez vezes o salário anual de um trabalhador comum.
A Holanda é o maior produtor e exportador de tulipas do mundo, cultivando e exportando quase 3 bilhões de bulbos por ano.
Curiosamente, essas lindas flores estão relacionadas a outra flor popular da primavera, o lírio.
E, assim como muitas outras flores, as tulipas são comestíveis!
Além disso, após serem cortadas, as tulipas continuam a crescer e florescer por até 3 a 7 dias em um vaso.