Pintada por Vincent van Gogh apenas alguns meses antes de sua trágica morte, "A Noite Estrelada" é considerada talvez sua maior obra-prima.
$ads={1}
A pintura foi concluída em 1889, utilizando tinta a óleo sobre tela. Van Gogh criou essa obra dentro de um asilo, Saint Remy de Provence, na França, onde passou parte de sua vida adulta.
Em uma carta para seu irmão Theo, descrevendo sua inspiração para "A Noite Estrelada," Van Gogh escreveu: "Hoje de manhã, vi o campo da minha janela muito antes do nascer do sol, com nada além da estrela da manhã, que parecia muito grande."
A famosa obra de arte é caracterizada pelas linhas curvas e ondulantes que representam colinas, montanhas e o céu, além das cores vibrantes de azul e amarelo em contraste. O grande cipreste em forma de chama e as pinceladas de tinta espessa são elementos distintivos da pintura e refletem o estado emocional tumultuado do artista.
$ads={2}
Embora a obra tenha sido inicialmente inspirada por emoções negativas, o que torna a pintura de Van Gogh tão famosa e apreciada hoje são os sentimentos intensos de esperança que ele transmitiu através das estrelas brilhantes que iluminam a paisagem noturna escura.
Com a inclusão de exatamente onze estrelas na pintura, Van Gogh poderia estar fazendo uma referência direta a Gênesis 37: 9, que diz: "Olha, eu sonhei outro sonho. E desta vez, o sol, a lua e as onze estrelas se curvaram para mim."
"A Noite Estrelada" é amplamente reconhecida como uma das pinturas mais icônicas do mundo. Van Gogh a pintou durante o dia em seu estúdio, mas a imagem é uma manifestação de sua imaginação e memória, capturando sua resposta subjetiva e pessoal à natureza.
Embora Van Gogh tenha considerado "A Noite Estrelada" um fracasso, a pintura agora reside no Museu de Arte Moderna de Nova York, onde continua a encantar e intrigar pessoas de todo o mundo.