Os kiwis crescem como videiras e podem alcançar um comprimento impressionante de até 10 metros. Surpreendentemente, essas plantas podem continuar a produzir frutas por até 30 anos e, em condições ideais, até mesmo sobreviver por mais de 50 anos.
$ads={1}
A origem do kiwi remonta à China, onde era originalmente conhecido como "Yang Tao". No entanto, no início do século XX, missionários levaram essa fruta para a ilha da Nova Zelândia, onde ganhou o nome "kiwi" em homenagem ao pequeno pássaro nativo da ilha que não voa.
As abelhas desempenham um papel crucial na polinização dos kiwis, embora alguns agricultores também façam o trabalho manualmente, espalhando pólen nas plantas fêmeas.
$ads={2}
Os kiwis são notáveis por sua riqueza em compostos bioativos com propriedades antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, subprodutos prejudiciais ao corpo. Além disso, eles contêm o dobro de vitamina C em comparação com as laranjas, sendo também uma excelente fonte de vitaminas E e K, além de minerais como manganês, ferro e magnésio.
Comer kiwis pode fortalecer seu sistema imunológico e é uma opção de baixa caloria, com um kiwi de tamanho médio contendo apenas 46 calorias.
A produção mundial de kiwis ultrapassa 1 milhão de toneladas anualmente, sendo a Itália, o Chile e a Nova Zelândia os principais produtores. A variedade de kiwis disponíveis comercialmente varia em termos de tamanho, cor da casca, polpa, textura e sabor.
Além disso, estudos indicam que consumir dois kiwis cerca de uma hora antes de dormir pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, promovendo um adormecimento mais rápido, sono mais profundo e uma sensação de bem-estar ao acordar pela manhã.