A Catedral de São Basílio, cujo título completo é "Catedral da Proteção dos Santos Theotokos no Fosso", é uma estrutura espetacular localizada na Praça Vermelha de Moscou, construída entre 1555 e 1561.
$ads={1}
Em 1588, o czar Fyodor Ivanovich acrescentou uma nona capela ao lado leste da catedral, destinada a abrigar o túmulo de São Basílio.
A Catedral de São Basílio foi erguida para comemorar as conquistas de Ivan, o Terrível (1532-1584), nas cidades de Kazan e Astrakhan.
Segundo a lenda, o construtor da catedral ficou cego para que uma estrutura tão magnífica nunca mais pudesse ser replicada.
Esta catedral é composta por nove capelas, todas construídas sobre uma única fundação.
A mistura de cores e formas que caracteriza a Catedral de São Basílio é verdadeiramente única no mundo.
$ads={2}
Seu interior é um labirinto de galerias que serpenteiam de capela em capela, conectadas por escadas estreitas e arcos baixos, com as paredes decoradas com padrões florais e geométricos.
São Basílio, o Abençoado, pode ser visitado em sua capela no andar inferior, onde repousa em um caixão de prata esplendoroso.
No andar superior, a Capela da Intercessão da Virgem Santa (a Capela Principal) ostenta uma iconóstase igualmente magnífica em azul e dourado.
Durante a restauração da igreja na década de 1970, uma escada em espiral de madeira foi descoberta dentro de uma das paredes.
A cada ano, é realizado um culto na Catedral no Dia da Intercessão, em outubro.
Em certo momento da história da União Soviética, houve discussões sobre a possível demolição da Catedral de São Basílio, principalmente porque interferia nos planos de Stalin para desfiles em massa na Praça Vermelha.
A Catedral de São Basílio é agora um Patrimônio Mundial da UNESCO, listada em 1990, juntamente com o Kremlin.
A Catedral de São Basílio fica aberta ao público todos os dias, exceto às terças-feiras e em ocasiões específicas em que é fechada para reparos.