Cerejas pertencem à família das rosáceas.
A produção de frutas começa de três a quatro anos após o plantio, e a árvore atinge a maturidade após sete anos.
A fruta da cereja é surpreendentemente deliciosa e repleta de nutrientes benéficos à saúde, bem como antioxidantes únicos.
$ads={1}
As cerejas são consideradas uma das frutas com menor teor calórico.
As cerejas vermelhas contêm melatonina, que ajuda a combater toxinas prejudiciais. Além disso, essas frutas possuem um alto nível de antioxidantes benéficos para o corpo humano.
$ads={2}
As cerejas são ótimas para combinar com ervas como sálvia, cebolinha e verbena, produtos lácteos como queijo ricota e creme doce, e também com carnes como carne de porco e carne, especialmente quando temperadas com pimenta preta.
Poucas árvores podem rivalizar com a beleza das cerejeiras durante sua floração na primavera.
No Japão, as flores de cerejeira são a flor nacional não oficial e representam a beleza, cortesia, modéstia, simplicidade, primavera e inocência.
Além disso, no Japão, as flores de cerejeira também simbolizam a transitoriedade da vida, um tema importante no budismo. A breve, mas vibrante estação de floração das cerejeiras é uma metáfora da vida humana.
As cerejeiras são conhecidas como "Sakura" em japonês.
O ciclo de vida médio de uma cerejeira é de cerca de 20 anos, mas algumas árvores alcançam a notável idade de 2.000 a 3.000 anos. Três das cerejeiras mais antigas do mundo incluem:
1. Miharu Takizakura, Japão - A terceira árvore mais antiga de flor de cerejeira do mundo, com cerca de 1.000 anos de idade.
2. Usuzumi Sakura, Japão - A segunda árvore mais antiga de flor de cerejeira do mundo, com cerca de 1.500 anos de idade.
3. Jindai Sakura, Japão - A árvore mais antiga de flor de cerejeira do mundo, com cerca de 1.800 a 2.000 anos de idade.
Em 1912, o Japão presenteou os Estados Unidos com mais de 3.000 árvores de flor de cerejeira como símbolo do crescente laço entre os dois países.
A cereja mais pesada do mundo foi cultivada por Gerardo Maggipinto, na Itália, pesando 21,69 gramas em 21 de junho de 2003.
A caixa de cerejas mais cara foi vendida por 35.000 dólares australianos em conjunto com a NSW Charity for Children Variety the Children, por Sydney Markets, na Austrália, em 24 de outubro de 2007. A caixa foi adquirida por Nick Moraitis, também da Austrália.
O Canadá detém o recorde da maior torta de cereja, pesando 18.000 quilogramas.
Curiosamente, houve um período em que servir sorvete na torta de cereja era proibido no Kansas.
A madeira da cerejeira possui uma textura fina e é frequentemente utilizada na fabricação de móveis.