25 Curiosidades Surreais Sobre Salvador Dali

Salvador Dalí foi um artista espanhol amplamente considerado um dos artistas mais influentes do século XX e é mais conhecido por sua arte surrealista. Confira abaixo 25 curiosidades sobre ele:

25 curiosidades sobre Salvador Dali

$ads={1}

01. Seu nome completo é Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domìnech.

02. Salvador Dalí acreditava que ele era a reencarnação de seu irmão, que morreu nove meses antes de Dalí nascer. Ele até pintou uma obra chamada "Retrato do meu irmão morto".

03. Ele tentou aprender técnicas com pintores surrealistas, mas eles o expulsaram do grupo por sua obsessão por Hitler e suas visões pró-fascistas.

04. Enquanto seu pai era muito rigoroso, sua mãe era o completo oposto. A severidade de seu pai e a afeição de sua mãe podem ter levado à excentricidade de Dali em seus últimos anos.

05. Salvador Dalí morreu em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos.

06. Durante seu tempo na escola de arte, Dalí foi expulso duas vezes: primeiro por liderar protestos estudantis e segundo por se recusar a fazer os exames finais. Ele anunciou aos seus examinadores que ele era mais esperto do que eles, então era impossível que eles o verificassem.

07. A peça mais famosa de Dalí é "A Persistência da Memória", que se tornou uma das obras de arte mais famosas de todos os tempos.

08. Salvador Dalí era obcecado por dinheiro e concordava em fazer quase todos os projetos que encontrava. O mais famoso deles é o design do logotipo da Chupa Chups Lollipop Company.

09. Para economizar, o pintor realizava pagamentos com cheques assinados, sabendo que os comerciantes não descontariam cheques por causa de sua fama.

10. Dalí era um voyeur e gostava de ver outros casais tendo intimidade em sua presença. Ele também pediu a sua esposa Gala para fazer sexo com outros homens. Durante sua vida, ela teve muitos casos extraconjugais, inclusive com seu ex-marido Paul Eluard.

$ads={2}

11. A mãe de Dalí, Felipa Domènech Ferrés, morreu de câncer uterino quando ele tinha 16 anos. "Foi o maior golpe que eu já experimentei na minha vida", observou ele. Seu pai mais tarde se casou com a irmã de Felipa.

12. Em junho de 2017, o corpo de Salvador Dalí precisou ser exumado para um teste de paternidade. Porém, o teste provou que a reclamante não era sua filha e ordenou que ela pagasse pela exumação.

13. Na obra de Dalí, a comida é um símbolo central de sexo e beleza. Os alimentos mais comuns são pão, ovos, queijo e ouriços-do-mar.

14. O famoso relógio derretido na obra de Dalí ecoa a teoria de Einstein de que o tempo é relativo, não fixo. A ideia surgiu quando Dalí pensou em queijo.

15. Salvador Dalí tinha muito medo de gafanhotos. Alguns historiadores acreditam que ele pode ter sofrido da síndrome de Ekbom, uma doença mental que faz os pacientes acreditarem que os insetos estão sob sua pele.

16. Salvador e seu falecido irmão se pareciam como duas gotas de água, mas tinham reflexos diferentes, disseram os pais de Dalí. Eles até deram a Dali o mesmo nome de seu irmão.

17. Dalí revelou que fez xixi na cama até os oito anos por "pura diversão".

18. O bigode de Dalí possivelmente foi inspirado no pintor espanhol Diego Velázquez.

19. Depois de sofrer graves queimaduras por conta de um incêndio em sua casa em 1984, Dalí permaneceu em uma cadeira de rodas até sua morte em 1989.

20. A maior parte dos trabalhos importantes de Dalí foram concluídos antes dos 35 anos.

21. Ele construiu um museu para si mesmo. Após ficar ferido no incêndio, mudou-se para o museu, onde morreu mais tarde.

22. A obra The Lacemaker do artista holandês Jan Vermeer (1632-75), era uma das suas pinturas favoritas.

23. Chocado com a devastação da Guerra Civil Espanhola, Dalí pintou Autumn Cannibalism. Ele retrata dois humanos aterrorizantes jantando fora do corpo um do outro.

24. Salvador Dalí desenhou o set de filmagem do thriller Quando Fala o Coração (1945), de Alfred Hitchcock, no qual um psiquiatra resolve um assassinato analisando os sonhos de um paciente.

25. À medida que envelhecia, Dalí continuava fascinado pelos desenvolvimentos em física, genética e oftalmologia humana. Ele acreditava que a visão era algo espiritual e quase milagroso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato