20 Curiosidades Interessantes Sobre as Jibóias

Jiboias são uma espécie de cobra não-venenosa, encontrada em regiões tropicais da América Central e do Sul, elas são encontradas em uma variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, savanas e áreas costeiras. Confira abaixo 20 curiosidades sobre as jiboias:


$ads={1}

01. A jibóia é uma cobra grande, não venenosa e de corpo pesado.

02. É uma espécie exclusivamente do Novo Mundo que possui a maior distribuição de todas as jibóias neotropicais.

03. As jibóias variam do norte do México ao sul até a América Central e do Sul.

04. Eles vivem 20-30 anos em estado selvagem.

05. As jibóias variam em comprimento, possuindo cerca de 50 cm quando recém-nascidas e chegando a 3,9 metros quando adultas. Quanto ao seu peso, na fase adulta, elas podem pesar mais de 45 quilos.

06. Elas carregam algumas das marcas mais exclusivas de todos os répteis. Dependendo do habitat em que estão tentando se integrar, seus corpos podem ser bronzeados, verdes, vermelhos ou amarelos e exibir padrões misteriosos de linhas irregulares, ovais, diamantes e círculos.

07. Seus dentes são pequenos e em forma de gancho, permitindo que a cobra agarre com força quando atinge sua presa e impedindo que a presa se mova livremente enquanto a cobra envolve seu corpo poderoso em torno de sua vítima. Acredita-se que as jiboias subjuguem suas presas esmagando seus ossos ou apertando seus pulmões para sufocá-las, mas pesquisas recentes sobre o método de contração sugerem que essas cobras empregam uma estratégia diferente.

08. Uma vez que a cobra envolve seu corpo em torno de sua presa, ela aperta o suficiente para causar uma "parada circulatória" que corta a capacidade do coração de bombear sangue para dentro e para fora. Ao bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro, o animal morre.

09. A menos que queiram acasalar, as jibóias geralmente vivem sozinhas e não interagem com outras cobras.

10. As jibóias possuem hábitos noturnos, mas podem se aquecer durante o dia, quando as temperaturas noturnas são muito baixas.

$ads={2}

11. Como cobras semi-arborícolas, as jibóias jovens podem subir em árvores para se alimentar - no entanto, à medida que envelhecem e ganham peso, são principalmente terrestres.

12. Suas presas abrangem uma variedade de pequenos e médios mamíferos e aves. A maior parte de sua dieta inclui roedores, mas também lagartos maiores e mamíferos do tamanho de jaguatiricas.

13. A cobra leva em torno de 4 a 6 dias para digerir por completo a sua comida, dependendo do tamanho da presa e da temperatura local. Após isso, a cobra pode não comer por uma semana ou vários meses, por conta do seu metabolismo lento.

14. Como todas as cobras, as jibóias são mais imprevisíveis durante o ciclo de muda porque a substância que lubrifica entre a pele velha e a nova faz com que seus olhos pareçam leitosos, azuis ou opacos, de modo que as cobras não podem ver bem, fazendo com que elas fiquem mais defensivas do que o comum.

15. As jibóias são ovovivíparas e dão à luz filhotes vivos. Uma ninhada tem em média 25 filhotes, podendo variar de 10 a 64 filhotes.

16. As jibóias jovens comem pequenos ratos, lagartos, pássaros, morcegos e anfíbios. De acordo com a idade, o tamanho da presa aumenta.

17. Quando alojados em cativeiro, eles são alimentados com camundongos, ratos, coelhos, galinhas e pintinhos, dependendo do tamanho e da idade dos indivíduos.

18. A expectativa de vida em cativeiro é de 20 a 30 anos, e algumas exceções com mais de 40 anos.

19. Como muitas outras cobras grandes, as jibóias são mortas por suas peles, que são valorizadas no comércio de couro. Essas cobras não são criadas por sua pele, e coletá-las na natureza levou ao declínio da população.

20. Possivelmente suas maiores ameaças sejam o crescimento populacional humano e a perda de habitats importantes. As jibóias são essenciais no controle das populações de roedores e, quando os roedores estão superpovoados, podem ter um impacto negativo grave no meio ambiente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato