10 Curiosidades Sobre o Filme Desventuras em Série (2004)

Após ficarem órfãos, três crianças precisam morar com um novo tutor, que não é nada afetuoso, pouco confiável, muito ambicioso e extremamente perigoso. Lançado em 2004 e estrelado por Jim Carrey, confira 10 curiosidades sobre o filme Desventuras em Série.

$ads={1}

01. BASEADO EM UMA SÉRIE DE LIVROS

O filme é baseado em uma série de livros do escritor Daniel Handler, que usa o heterônimo Lemony Snicket, que aparece como o narrador das desventuras dos órfãos Baudelaire. A história é contada em uma série de 13 livros, lançados entre 1999 e 2006. O filme adapta parcialmente a história dos 3 primeiros livros e foi lançado antes dos últimos 3 livros.

02. ESCOLHA DO ELENCO E DIREÇÃO

Em 2000 a Nickelodeon adquiriu os direitos para a adaptação da série de livros e a Paramount Pictures se interessou em financiar o filme. Vários diretores foram considerados para trabalhar no projeto como Terry Gilliam, Roman Polanski e Guy Maddin e até Tim Burton com Johnny Depp no papel de Conde Olaf e Glenn Close como a Tia Josephine. Mas em 2002, Barry Sonnenfeld foi contratado para a função e chamou o autor dos livros para a produção do roteiro do filme com a intenção de transformar em um musical...foi aí que o nome de Jim Carrey surgiu como a opção para o Conde Olaf. Sonnenfeld acabou se desinteressando pelo projeto devido ao orçamento, mas Jim Carrey permaneceu. Após mudar as locações de gravação e ser co-financiado pela DreamWorld Productions, Brad Silberling foi contratado como diretor e Daniel Handler aceitou ser substituído por Robert Gordon na produção do roteiro.

03. PRODUTOR DE A FAMÍLIA ADDAMS ESTEVE ENVOLVIDO

Scott Rudin, produtor dos filmes A Família Addams e A Família Addams 2 também estava como produtor no início do projeto, e foi o responsável por trazer Sonnenfeld para a produção, mas ele acabou saindo do projeto pouco de antes do diretor. Ainda assim, ambos são creditados como produtores executivos. Barry Sonnenfeld voltou a trabalhar na história de Desventuras em Série com a série da Netflix, sendo um dos chefes criativos e diretor.

$ads={2}

04. ESCOLHA DA ATRIZ PARA O PAPEL DE VIOLET

Haley Hudson e Christy Carlson Romano foram consideradas para o papel de Violet Baudelaire. Mas a diretora de elenco Avy Kaufman viu Emily Browning na televisão e decidiu ir atrás da atriz australiana para fazer o teste para o papel, quando Sonnenfeld ainda estava como diretor. Browning leu o roteiro criado pelo próprio Daniel Handler e se tornou fã da história, mas ela só foi escalada definitivamente quando Silberling assumiu a direção.

05. EFEITOS ESPECIAIS EM SUNNY

Originalmente, o diretor Brad Silberling queria que Sunny fosse totalmente CGI, mas acabou colocando bebês reais no papel. Ainda assim, foi necessário o uso de CGI em algumas cenas, como quando Sunny fica pendurada em uma mesa pelos dentes e na cena sendo enrolada pela Víbora Incrivelmente Mortífera. Nas cenas com ela supostamente falando, efeitos especiais foram usados na parte inferior da face das meninas e também foi usado até um boneco animatrônico.

06. SUNNY FOI INTERPRETADA POR GÊMEAS

A personagem Sunny foi interpretada pelas irmãs gêmeas Kara e Shelby Hoffman. Emily Browning afirmou que eram crianças muito doces, mas os bebês em crescimento eram pesados para carregar. As meninas ficavam assustadas em algumas gravações com Jim Carrey em sua maquiagem do Conde Olaf.

07. CARACTERIZAÇÃO DE JIM CARREY

A maquiagem e o cabelo de Jim Carrey levavam cerca de 3 horas para ficarem prontos. A maquiagem original para o Conde Olaf disfarçado de Stefano era muito mais elaborada do que o apresentado no filme, mas não agradou ao diretor. Com a produção já em andamento, o maquiador Bill Corso e Jim Carrey criaram um personagem com uma peruca e um novo penteado, e Carey inspirou o sotaque em um cientista da National Geographic. Silberling gostou da criação dos dois, achando inesperado e excêntrico.

08. ALGUNS ATORES NÃO RECEBERAM CRÉDITOS

Alguns atores conhecidos tiveram participação especial no filme, mas não chegaram a ser creditados, como Jane Lynch, Helena Bonham Carter, Dustin Hoffman, Gilbert Gottfried e Jude Law, que forneceu a narração original do Lemony Snicket.

09. ORÇAMENTO, BILHETERIA E INDICAÇÕES AO OSCAR

O filme teve um orçamento de US$ 140 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 211 milhões em todo o mundo e foi indicado em 4 categorias no Oscar: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Maquiagem, ganhando este último.

10. SEQUÊNCIA FOI CANCELADA

Havia planos para uma sequência e Jim Carrey estava de acordo com o projeto. A ideia era adaptar os demais livros da série de Daniel Handler, mas o baixo faturamento pôs fim a ideia. Em 2014 a Netflix anunciou planos para reviver a história em um seriado. Neil Patrick Harris assumiu o papel de Conde Olaf, e todos os livros foram adaptados em 3 temporadas com um total de 25 episódios.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato