Em uma Terra futura que virou um lixão, um pequeno robô mantém seu trabalho de recolher o lixo interminável, até receber a visita de outro robô que o leva a uma aventura pelo espaço. Lançado em 2008, confira abaixo 10 curiosidades sobre o filme WALL-E.
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01. CONCEITO PARA O FILME
O conceito para o filme surgiu em um encontro entre Andrew Stanton, John Lasseter, Pete Docter e Joe Ranft em 1994, antes mesmo de finalizarem a produção de Toy Story (1995), onde juntos eles debateram ideias para projetos futuros. Além de WALL-E, surgiram as ideias que levaram aos filmes Vida de Inseto (1998), Monstros S/A (2001) e Procurando Nemo (2003). Stanton e Pete Docter desenvolveram a história sob o título de Trash Planet em 1995, mas Pete deixou o projeto para se dedicar a produção de Monstros S/A. Stanton também precisou se dedicar aos outros projetos e só retornou a desenvolver a história de WALL-E quando estava encerrando a produção de Procurando Nemo.
02. EASTER EGGS
A Pixar é famosa pelos seus easter eggs (imagens e objetos dentro do filme que remetem à outras produções do estúdio). Em WALL-E aparece Hamm, o porco, e Rex, o dinossauro de Toy Story, além de Mike Wazowski de Monstros S/A, no caminhão de WALL-E. A scooter do personagem Skinner de Ratatouille e o caminhão Pizza Planet que aparece em quase todos os filmes da Pixar estão enferrujados em um dos muitos montes de lixo da Terra. Uma referência a “A113”, uma sala de aula da CalArts onde muitos animadores da Pixar estudaram, pode ser encontrada em todos os filmes do estúdio, e em WALL·E ele é o personagem antagonista do filme, o robô automático que tenta impedir o retorno dos humanos a Terra. Outra referência é quando WALL-E cria uma estátua de Eva, e a luminária que ele usa no braço dela é a estrela do curta-metragem da Pixar, vencedor do Oscar, Luxo Jr.
03. ALIENÍGENAS OU HUMANOS?
A história poderia também ter envolvido alienígenas. Em um rascunho, a Axiom foi pilotada por uma raça de alienígenas liderada por uma família real que notoriamente tratava mal seus robôs. Em outra versão da história, Eva seria abduzida por alienígenas e WALL-E iria tentar salvá-la.
Durante o tempo que os alienígenas estavam sendo considerados no roteiro, Stanton conversou com um cientista da NASA, e revelaria no final do filme que os alienígenas em forma de bolha, seriam seres humanos que passaram por mudanças evolutivas após ficarem tanto tempo no espaço, buscando um choque como em Planeta dos Macacos. Os humanos foram inicialmente pensados como bolhas gelatinosas sem ossos, sem pernas e translúcidos. Quando a ideia da reviravolta e da participação de alienígenas foram descartadas, os humanos foram projetados como uma espécie de “bebês gigantes”.
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04. FUNCIONÁRIA DA PIXAR FORNECEU A VOZ ORIGINAL DE EVA
Elissa Knight, que forneceu a voz original de Eva, era apenas uma funcionária da Pixar que gravou todos os diálogos de Eva apenas para dar à equipe de animação algo para trabalhar enquanto o pessoal do elenco procurava uma atriz famosa para fazer o papel. Mas, os produtores acabaram gostando tanto da atuação de Knight que decidiram usar apenas as gravações dela.
Eva foi desenhada com a supervisão de Jonathan Ive, o desenhista do iPod, e seus olhos foram modelados com base em brinquedos da Lite-Brite.
05. A BARATA RECEBEU UM APELIDO
A equipe de som teve que criar “diálogos” usando efeitos sonoros entre WALL-E e sua amiga barata. Os sons foram feitos usando algemas travadas para os cliques e os gorjeios eram feitos acelerando os sons de um guaxinim. Os artistas que trabalharam no filme apelidaram a barata de Hal, como uma homenagem ao produtor de cinema mudo Hal Roach e ao personagem HAL 9000 do filme de ficção científica de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço.
06. DIRETOR QUERIA QUE AS CENAS PARECESSEM TER SIDO FILMADAS COM CÂMERAS
O diretor Andrew Stanton queria que este filme parecesse ter sido filmado com câmeras reais e até acrescentou imperfeições na câmera, como reflexos de lente. Embora os animadores pudessem animar movimentos de foco perfeitos, Stanton os aconselhou a fazer com que os movimentos de foco parecessem reais. A equipe da Pixar usou algumas câmeras Panavision Vintage dos anos 70. O diretor de fotografia, Roger Deakins serviu como consultor, para saber como ele iluminaria e gravaria uma cena se fosse um filme live-action. Grande parte da primeira metade do filme tem uma aparência atmosférica em tons de sépia que caracteriza grande parte do trabalho de Deakins.
07. INSPIRAÇÕES NO CINEMA MUDO
Como parte do filme se passa em uma Terra abandonada com um robô que não fala, a equipe de produção teve que explorar as possibilidades da narrativa puramente por meio de recursos visuais. Andrew Stanton e a equipe da Pixar assistiram a todos os filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton durante 18 meses.
08. SONOPLASTA GRAVOU MAIS DE 2.500 SONS
Ben Burtt acabava de concluir Star Wars: Episódio III -A Vingança dos Sith (2005) e teria comentado com sua esposa que nunca mais trabalharia em outro filme que envolvesse robôs, mas mudou de ideia quando a Pixar falou sobre suas ideias para WALL-E. A maioria dos robôs são dublados por Burtt por meio de sons mecânicos de sua criação. Ele gravou 2.500 sons diferentes para o filme, o dobro da média de um filme de Star Wars e também o máximo que Burtt já gravou para um filme. Seu envolvimento com o filme durou dois anos e muitos dos sons que ele gravou foi em um ferro-velho.
09. INSPIRAÇÕES PARA O MUNDO EM RUÍNAS
Os artistas conceituais estudaram imagens de Chernobyl, na Ucrânia, e da cidade de Sofia, na Bulgária, em busca de ideias para o mundo em ruínas. O diretor de arte Anthony Christov é búlgaro e conhecia os problemas que sua capital tinha para armazenar lixo.
10. ORÇAMENTO, BILHETERIA E INDICAÇÕES AO OSCAR
O filme teve um orçamento de US$ 180 milhões de dólares e precisou de apenas seis semanas para arrecadar mais de US$ 200 milhões de dólares nos EUA. No total o filme arrecadou mais de US$ 520 milhões em todo o mundo. No Oscar de 2009 WALL-E foi indicado em 6 categorias, sendo elas: Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Animação, ganhando apenas este último.