Escondidos da normal vida humana, vampiros e lobisomens travam uma guerra há séculos, mas a guerra parece caminhar para novos rumos após planos imprevisíveis, estranhas alianças e um romance proibido. Lançado em 2003, confira abaixo 10 curiosidades sobre o filme Anjos da Noite.
$ads={1}
01. ROTEIRISTA TAMBÉM ATUOU
O roteiro foi escrito por Kevin Grevioux que também interpreta o lobisomem Raze. Ele afirmou que se inspirou em relacionamentos inter-raciais que teve, para escrever a história de romance entre Selene e Michael. Além de Kevin, o roteiro contou com a contribuição de Danny McBride e de Len Wiseman, que também foi o diretor do filme.
02. ATRIZES CONSIDERADAS PARA SELENE
Halle Berry, Milla Jovovich e Rhona Mitra foram consideradas para o papel de Selene antes da escalação de Kate Backinsale. Mitra acabou sendo chamada o papel de Sonja, a filha de Viktor no filme Anjos da Noite – A Rebelião, que mostra as origens do conflito entre Vampiros e Lobisomens.
03. DIETA PARA ENTRAR NO TRAJE
Kate Backinsale precisou passar semanas em uma dieta de frango e repolho para emagrecer e caber no traje de couro. Durante as gravações ela teve um surto de pneumonia devido as temperaturas baixas que o elenco estava submetido.
$ads={2}
04. MUDANÇA NOS PAPÉIS
O ator Wentworth Miller foi entrevistado para o papel de Michael Corvin, mas acabou sendo escalado como o amigo de Michael. Já Michael Sheen também foi entrevistado para o mesmo papel antes de ser escalado para o papel de Lucian.
05. KATE E MICHAEL ERAM CASADOS
Na época das gravações, Kate Backinsale estava casada com Michael Sheen. Os dois se casaram em 1995 e tem uma filha, Lily, que aparece no filme em um flashback mostrando Selene mais jovem. Kate e Michael se separaram no ano do lançamento do filme. Ela se casou no ano seguinte com o diretor do filme Len Wiseman. O casal se separou em 2015.
06. PROCESSO POR PLÁGIO
A White Wolf e a escritora Nancy A. Collins entraram com um processo contra a Sony, a Screen Gems e a Lakeshore Enternainment logo após o lançamento do filme alegando violação de direitos autorais em cerca de 70 pontos de semelhança entre Anjos da Noite e jogos da empresa: “Vampire: The Masquerade”, “Werewolf: The Apocalypse”, e o mundo “The World of Darkness” na qual os jogos estão ambientados. Collins é escritora de ficção de terror mais conhecida pela série de romances de vampiros com a personagem Sonja, justamente o nome usado no filme 3 de Anjos da Noite sendo a filha de Viktor. Ela afirmou que o enredo de Anjos da Noite foi todo baseado em suas obras. O processo foi resolvido fora dos tribunais em um acordo entre as partes, mas não revelaram os valores negociados.
07. FLASHBACK ALTERADO
Os flashbacks do relato de Michael sobre a morte de sua amada Sonja usados atualmente não são os mesmos usados na época do lançamento do filme. As cenas foram substituídas pelas gravações reais do filme Anjos da Noite – A Rebelião, tanto que a personagem Sonja tinha cabelos loiros na primeira versão das cenas, diferente do filme A Rebelião, na qual ela aparece de cabelos escuros sendo interpretada por Rhona Mitra.
08. CROSSOVER COM BLADE
A personagem Selene é inspirada na personagem de mesmo nome do universo dos X-Men da Marvel Comics que apareceu pela primeira vez em 1983 e faz parte de um grupo inimigo dos heróis. A personagem apareceu no filme Fênix Negra de 2019, sendo interpretada pela atriz Kota Eberhardt. Por falar em Marvel, houve um interesse de um crossover entre Anjos da Noite e Blade e a Marvel Studios chegou a ser abordada para isso. Mas eles recusaram para deixar em aberto possíveis projetos de Blade nos próprios termos do estúdio.
09. DAVID BOWIE FOI CONSIDERADO
O diretor Len Wiseman queria David Bowie no filme aparecendo como um vampiro no banquete. A ideia era fazer uma referência ao papel de Bowie no filme Fome de Viver de 1983, mas problemas de agenda impediram a participação do ator e cantor inglês.
10. BILHETERIA E SEQUÊNCIAS
O orçamento do filme foi de US$ 22 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 95 milhões. Antes mesmo da estreia nos cinemas nos Estados Unidos, o presidente da Screen Gems deu sinal verde para o projeto de uma sequência do filme. As vendas de ingressos no Canadá também contribuíram para um projeto de outro filme da saga que mostrasse acontecimentos anteriores ao mostrado nesse primeiro filme. Como resultado Anjos da Noite se tornou uma saga que já conta com outros quatro filmes: Anjos da Noite: A Evolução, Anjos da Noite: A Rebelião, Anjos da Noite: O Despertar, e Anjos da Noite: Guerras de Sangue.