15 Curiosidades Sobre o Filme Velozes e Furiosos (2001)

Em uma investigação sobre roubo de carga de caminhão, um policial se infiltra no mundo das corridas de rua ilegais, para encontrar os responsáveis pelo crime. Lançado em 2001, sendo o primeiro filme da saga de sucesso a chegar aos cinemas, confira abaixo 15 curiosidades sobre o filme Velozes e Furiosos.

Créditos: Reprodução | Universal Pictures

$ads={1}

01. ROTEIRO BASEADO EM UM ARTIGO DE REVISTA

O filme é baseado em um artigo, intitulado "Racer X", da revista americana Vibe, lançado em maio de 1998 e escrito pelo jornalista Ken Li, sobre corridas de rua ilegais em Nova York. A ideia de transformar esse artigo e um filme foi de Rob Cohen que chegou a assistir pessoalmente uma corrida de rua ilegal à noite, em Los Angeles. Cohen convenceu a Universal Pictures para fazer o filme e o estúdio comprou os direitos do artigo. Para a produção do roteiro do filme, Cohen convidou Gary Scott Thompson, Erik Bergquist e David Ayer.

02. MUDANÇAS NO TÍTULO DO FILME

Durante a produção, o filme teve os títulos provisórios Racer X, que é o nome do artigo da Vibe, Redline, uma expressão que se refere a velocidade máxima que um carro pode atingir e Race Wars, o evento presente no filme de corridas no deserto. O título The Fast and the Furious pertencia na época ao diretor Roger Corman, que havia produzido um filme de corrida com este título em 1955. A Universal chegou a um acordo com Corman e comprou os direitos do título.

03. CONTÉM ASPECTOS DE OUTROS FILMES

Os cineastas apresentaram o filme como uma história do velho oeste com carros no lugar de cavalos e incorporaram aspectos e situações de filmes como No Tempo das Diligências (1939), Amor, Sublime Amor (1961), Caçadores de Emoção (1991) e Donnie Brasco (1997).

$ads={2}

04. INFLUÊNCIA DO FILME BULLIT E COGITADOS PARA O PAPEL PRINCIPAL

As perseguições pelas colinas de Los Angeles foram inspiradas em cenas de perseguição em São Francisco no filme Bullitt de 1968. Cohen, inclusive, escalou Paul Walker para o papel principal por achá-lo parecido com o ator principal de Bullit, Steve McQueen. Outros nomes foram cogitados anteriormente como Mark Wahlberg, Christian Bale e até o rapper Eminem.

05. VIN DIESEL NÃO SE INTERESSOU PELO PAPEL DE DOMINIC 

O papel de Dominic Toretto foi oferecido originalmente para o ator Timothy Olyphant, mas ele acabou recusando. Apesar de só ter tido papeis coadjuvantes até aquele momento, Vin Diesel também não estava interessado em assumir o papel e só aceitou após ser convencido por Neil H. Meritz.

06. PERSONAGEM LETTY NÃO TERIA MUITO TEMPO DE TELA

A personagem de Michelle Rodriguez, Letty, não teria uma participação tão grande no filme, mas a escalação de Rodriguez fez Cohen buscar mais tempo de tela para a atriz. Foi assim que surgiu o romance entre Letty e Don.

07. ATRIZES SEM CARTEIRA DE MOTORISTA

As atrizes Michelle Rodriguez e Jordana Brewster não tinham carteira de motorista quando começou a produção do filme. Depois de conseguir a licença, elas foram levadas junto com Paul Walker e Vin Diesel a Las Vegas, para treinarem com carros de Fórmula 1 em preparação para suas cenas de corrida de rua.

08. EQUIPAMENTO ESPECIAL FOI FUNDAMENTAL 

Para que fossem usados os atores reais ao volante, um equipamento especial foi construído pelo coordenador de dublês Mic Rodgers. Consistia em um caminhão de alta potência com um longo chassi na parte traseira, no qual as carrocerias dos carros personalizados do filme podiam ser trocadas. Um dublê dirigiu o caminhão em alta velocidade, enquanto os atores estavam atrás do volante do carro falso na parte de trás, o que fez parecer que eles estavam realmente dirigindo em alta velocidade.

09. BREVE APARIÇÃO DO DIRETOR

O diretor Rob Cohen fez uma pequena participação como o entregador de pizza tentando atravessar a multidão de carros durante a primeira cena de corrida. Esta cena e outras cenas iniciais do filme tiveram a participação de verdadeiros corredores de rua ilegais que ajudaram na produção.

10. CASA DE DOMINIC

A casa que serviu de locação para a casa de Toretto no filme está localizada em Los Angeles e é constantemente visitada por fãs da franquia. A casa foi pintada de branco para que nas gravações houvesse mais destaque para as cores vibrantes dos carros.

11. O RESTAURANTE É REAL

O restaurante que Don e Brian visitam, “Neptune’s Net” é um restaurante real localizado ao longo da Rodovia da Costa do Pacífico de Malibu e é o mesmo que aparece no filme Caçadores de Emoção (1991), onde o personagem Tyler trabalha.

12. MUITOS CARROS E MUITOS FIGURANTES

O filme contou com inúmeros carros para ser produzido. Apenas nas cenas do Race Wars foram cerca de 1.500 carros e 1000 figurantes. No total, 78 carros foram destruídos durante as gravações apenas nesse primeiro filme da franquia. Em comparação com os filmes seguintes, o 6º filme da franquia teve 350 veículos destruídos e toda a franquia já chegou a mais de 1.800 carros danificados.

13. CENAS FORAM MODIFICADAS PARA OBTER CLASSIFICAÇÃO MAIS BAIXA

Cohen chegou a acreditar que a classificação R fosse aplicada ao filme pela MPA devido as cenas de violência e atividades ilegais com carros. Na pós-produção o sangue de Vince no ataque ao caminhão foi reduzido, assim como a sequência com Johnny derramando óleo na boca de um mecânico. Felizmente o filme conseguiu uma classificação PG-13, alcançando um maior público nos cinemas. As cenas foram mantidas no lançamento em DVD.

14. FINAL ALTERNATIVO

Havia um final alternativo para o filme, que chegou a ser filmado, com Brian deixando a polícia e voltando para a casa de Don e falando que ficaria com Mia.

15. ORÇAMENTO, BILHETERIA E FRANQUIA

O filme contou com um orçamento estimado de US$ 38 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 200 milhões em todo o mundo. O êxito gerou uma das maiores franquias de sucesso com um total de 10 filmes já lançados entre 2003 e 2021, incluindo um spin-off lançado em 2019. Um 11º filme está em desenvolvimento e programado para ser lançado em 2023.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato