Pesquisadores de eventos paranormais descobrem formas de ajudar as pessoas que sofrem com ataques de fantasmas e demônios e criam fama como caçadores de fantasmas. Lançado em 1984, sendo um dos maiores clássicos do cinema, confira abaixo 10 curiosidades sobre o filme Os Caça-Fantasmas.
Créditos: Reprodução | Columbia Pictures |
$ads={1}
01. DAN AYKROYD TEVE A IDEIA PARA O FILME
A ideia original para um fiilme sobre fantasmas veio de Dan Aykroyd. Seu bisavô era espírita e conduzia sessões com um médium. O avô também se interessava por assuntos espirituais e, segundo Dan, tentou criar um rádio para contato espiritual, e o pai de Dan tinha uma biblioteca com diversos livros sobre o assunto. Tudo isso se manteve vivo na mente de Aykroyd, que após ler um artigo sobre parapsicologia, se inspirou para o roteiro do filme.
Ele começou a escrever em 1981 e o roteiro original chegou a ter 500 páginas, e foi intitulado Ghost Smashers (Esmagadores de Fantasmas) e seria mais sombrio e futurista, com os personagens lutando contra dezenas de espíritos em diferentes dimensões.
Aykroyd contratou Ivan Reitman para encontrar um estúdio que aceitasse fazer o filme e depois ser o diretor. Reitman odiou o título e percebeu que os custos para a produção desse roteiro seriam muito elevados, além do roteiro ser muito longo e complicado. O ator e escritor Harold Ramis foi contratado para ajudar Dan Aykroyd a escrever um roteiro mais prático e depois mudaram o título para Ghostbusters (Caça-Fantasmas).
02. ORÇAMENTO, CRONOGRAMA APERTADO E LOCAÇÕES
Ivan Reitman conseguiu um acordo com a Columbia Pictures, devido sua relação com outras produções da empresa. O estúdio liberou US$ 30 milhões de orçamento e deu a Reitman, Ramis e Aykroyd apenas 12 meses para gravar e lançar o filme de forma que coincidisse com a temporada de verão de 1984. O roteiro também precisou ser adaptado durante algumas semanas antes de ir para a pré-produção.
O cronograma apertado gerou algumas implicações...A cena de Slimer (Geleia) girando no salão de baile era na verdade apenas um amendoim pintado de verde. Com a pressa, apenas uma ambulância Cadillac foi adaptada para a produção, e a sorte foi que o veículo só quebrou durante a produção das últimas cenas, atravessando a ponte de Manhattan, e não atrapalhou o final de filmagens.
As cenas externas foram filmadas em Nova York, incluindo o exterior da base de operações dos caça-fantasmas, que é um corpo de bombeiros em funcionamento. Já as áreas internas foram filmadas em Los Angeles, como o interior da base, que era um corpo de bombeiros abandonado.
03. DAN AYKROYD QUERIA JOHN BELUSHI NO FILME
Quando Dan Aykroyd estava escrevendo o roteiro, ele tinha em mente convidar seu amigo John Belushi para interpretar Peter Venkman. Infelizmente Belushi acabou falecendo antes do início das gravações.
Michael Keaton foi considerado para assumir o papel, mas após Bill Murray se interessar pelo personagem, Aykroyd buscou escalar o ator. Ainda assim, Dan queria homenagear John Belushi e com isso surgiu o design do primeiro fantasma, de aparêncioa gulosa e festeira como uma homenagem irônica a Belushi. Nas gravações ele foi chamado de Cabeça de Cebola e o público e a mídia que o apelidaram de Slimer (Geleia).
$ads={2}
04. ESCALAÇÕES | EDDIE MURPHY ESTARIA NO FILME
Aykroyd tinha em mente Eddie Murphy para o papel de Winston. Murphy adorou o roteiro e considerou atuar no filme, mas questões contratuais obrigaram o ator a desistir para trabalhar no filme Um Tira da Pesada (1984) e foi substituído pelo ator Ernie Hudson.
Já para o papel de Louis Tully, o primeiro considerado foi John Candy. O ator imaginou uma personalidade um pouco diferente do planejado pelos roteiristas, sendo um alemão com sotaque forte, mais severo e com uma participação maior na história. Aykroyd e Reitman não gostaram e Candy desistiu do projeto. Rick Moranis foi chamado para o papel, no qual adicionou um estilo desajeitado e com humor de improviso em sua atuação.
Já Sigourney Weaver conseguiu seu papel em uma audição um tanto estranha, a atriz imitou um dos cães demoníacos de Gozer, rosnando descontroladamente e arfando pela sala, o que chamou a atenção de Reitman.
05. BILL MURRAY NÃO RECEBEU SALÁRIO
Bill Murray não recebeu nenhum salário pelo filme. Ele entrou em um acordo com a Columbia Pictures para que a produtora cobrisse todos os gastos de um projeto pessoal que ele queria desenvolver. Tal projeto foi o filme O Fio da Navalha (1984), adaptando uma obra de mesmo nome.
Lançado em outubro de 1984, o filme foi um fracasso de bilheteria, com um orçamento de US$ 12 milhões e uma arrecadação de apenas US$ 6 milhões.
06. CRIADOR DOS EQUIPAMENTOS
Stephen Dane foi o responsável por criar vários dos equipamentos apresentados no filme, desde as mochilas de prótons até o Ecto-1 vermelho e branco. Ele foi contratado por Reitman e teve apenas duas semanas para concluir tudo.
Os protótipos das mochilas de prótons foram modificados ao longo da produção, e a ideia de que cruzar os fluxos delas levaria a uma explosão foi inventada de improviso na cena final do filme, já que aparentemente o roteiro ainda não desenvolvia a derrota do vilão. Depois que essa decisão foi tomada, eles adicionaram o prenúncio do evento em uma cena anterior, apenas para revisitar o conceito no final.
07. TRILHA SONORA GEROU UM PROCESSO POR PLÁGIO
Para a música tema do filme, Reitman esperava que a banda Huey Lewis and the News pudesse criá-la e gravá-la. Eles até usaram a música I Want A New Drug como uma canção temporária durante a pós-produção. A banda recusou o trabalho por estarem em turnê e por terem acabado de participar do filme De Volta Para O Futuro (1985).
Ray Parker Jr. Foi chamado para compor e cantar a música tema do filme, porém, ao usar partes da canção de Huey Lewis and the News, acabou gerando um processo na justiça por plágio.
O processo se estendeu por 11 anos, até que um acordo foi finalmente alcançado em 1995, mas os detalhes não foram divulgados publicamente. Em 2001, Ray Parker Jr. processou Huey Lewis depois que Lewis mencionou publicamente o processo, já que ele estava contratualmente obrigado a não falar sobre isso em público.
08. O DIRETOR CONTRIBUIU COM SUA VOZ
Durante a pós-produção, Ivan Reitman não estava encontrando uma voz que se adequasse ao personagem do demônio Zuul. Como o tempo para finalizar o filme estava acabando, ele mesmo decidiu adicionar sua voz, aprimorando com efeitos especiais. Além disso, ele também fez os sons grosseiros do fantasma Slimer (Geleia) enquanto está comendo uma pilha de comida.
09. PROBLEMAS COM O TÍTULO DO FILME
Depois de encerrada a produção, o nome original do filme, Ghostbusters, quase não pode ser usado. Acontece que na década de 1970, a Universal Studios produziu uma série de TV de ação ao vivo intitulada The Ghost Busters (Trio Calafrio), e seus advogados ameaçaram processar a Columbia se o nome do filme não fosse alterado.
Como em algumas cenas gravadas os personagens mencionavam a si mesmos como os caça-fantasmas, a alteração do título do filme poderia atrapalhar seu lançamento. Porém, o chefe da Columbia Pictures, Frank Price, acabou saindo da Columbia e se tornando o chefe da Universal Studios, permitindo que Reitman mantivesse o nome do filme.
Porém, quando uma série animada baseada no filme foi produzida pela Sony, o problema se repetiu por já haver um desenho baseado na série Trio Calafrio com o título original The Ghostbusters produzida pela Filmation. Para não confundir as produções, a animação teve o título original The Real Ghostbusters.
10. BILHETERIA, OSCAR E FRANQUIA
Com um orçamento estimado em US$ 30 milhões de dólares, o filme arrecadou em todo o mundo mais de US$ 295 milhões.
No Óscar de 1985, foi indicado nas categorias Melhor Canção Original e Melhores Efeitos Visuais.
Além do sucesso de bilheteria, o filme recebeu várias críticas positivas, o que contribuiu para o lançamento de uma sequência no ano de 1989.
A franquia foi reiniciada no ano de 2016, com um filme protagonizado por mulheres e em 2021, foi lançada uma sequência dos primeiros filmes, chamada Ghostbusters: Mais Além, que foi dirigido por Jason Reitman, filho do diretor dos dois primeiros filmes, Ivan Reitman.