Um programador de software, que vive uma vida dupla como hacker é contatado por um criminoso procurado e descobre que seu mundo não é tão real como ele imaginava. Um dos maiores sucessos do cinema, lançado em 1999, confira abaixo 10 curiosidades sobre o filme Matrix.
Créditos: Reprodução | Warner Bros. |
$ads={1}
01. UMA PARCEIRA ENTRE IRMÃS
O roteiro do filme foi produzido pelas irmãs Lilly e Lana Wachowski que o desenvolveram por cinco anos e meio, e para chegar ao produto final, elas passaram por 14 rascunhos de roteiro e cerca de 500 storyboards.
A venda do roteiro para a produção da Warner Bros. ocorreu juntamente com os roteiros do filme Ligadas pelo Desejo e Assassinos em 1994.
A Warner não tinha muita confiança na produção de um filme tão filosófico e com tantos efeitos especiais. As irmãs então contrataram os ilustradores Steve Skroce e Geofrey Darrow, que criaram mais de 600 storyboards e convenceram os executivos.
Mas as irmãs Wachowski queriam também dirigir, o que não foi fácil de ser aprovado. Elas ganharam sinal verde para a direção após trabalharem nessa função no filme Ligadas pelo Desejo.
02. BRANDON LEE FOI A ESCOLHA ORIGINAL PARA O PAPEL DE NEO
Quando a ideia de Matrix estava em desenvolvimento no início dos anos 90, a primeira escolha de Lana e Lilly para o papel de Neo foi Brandon Lee, mas o ator faleceu tragicamente nas gravações do filme O Corvo (1994).
Vários nomes foram considerados, como: David Schwimmer, Mark Wahlberg, John Cusack, Ewan McGregor, Nicolas Cage, Johnny Depp e Leonardo DiCaprio. O favorito para a Warner era Brad Pitt, que recusou.
Val Kilmer também foi considerado tanto para o papel de Neo como o do agente Smith, mas também recusou. Will Smith recusou o projeto, para trabalhar em As Loucas Aventuras de James West (1999).
Keanu Reeves acabou aceitando o papel. Seu personagem tem apenas 80 falas nos primeiros 45 minutos de filme, sendo 44 dessas, apenas perguntas. O nome Neo é um anagrama para One (Um em inglês) e uma referência ao fato dele ser o escolhido que derrotará as máquinas.
03. CONSIDERADOS PARA O PAPEL DE MORPHEUS
Para o personagem Morpheus, entre os atores considerados ou até convidados estão Morgan Freeman, Denzel Washington, Anthony Hopkins, Robert De Niro, Gary Oldman e Samuel L. Jackson.
Laurence Fishburne acabou aceitando e foi instruído a basear sua atuação no personagem Morfeu nos quadrinhos Sandman de Neil Gaiman.
O nome Morpheus vem do deus grego dos sonhos, e o curioso é que o personagem é responsável por despertar pessoas da Matrix e apresentar a realidade.
$ads={2}
04. ESCOLHA DE HUGO WEAVING PARA O AGENTE SMITH
Dentre os atores considerados para o papel do agente Smith estavam Christopher Meloni e Jean Reno, que recusou para trabalhar no filme Godzilla.
Hugo Weaving foi abordado devido sua atuação no filme A Prova de 1991. O ator se machucou durante os treinos de luta e precisou passar por uma cirurgia no quadril, o que mudou o cronograma de filmagens. Suas cenas foram gravadas no final da produção.
05. VÁRIAS ATRIZES FORAM CONSIDERADAS PARA O PAPEL DE TRINITY
Várias atrizes foram consideradas para o papel de Trinity, como: Marisa Tomei, Salma Hayek, Jennifer Lopez, Angelina Jolie, Gillian Anderson, Janet Jackson, Uma Thurman, Lucy Liu e Jada Pinkett Smith. Carrie-Anne Moss acabou ganhando o papel.
A atriz machucou o quadril e o tornozelo durante as filmagens, mas manteve em segredo com medo de terem suas cenas alteradas.
06. O ELENCO PRECISOU LER ALGUNS LIVROS COMO PARTE DA PREPARAÇÃO
Durante a preparação para a produção do filme, o elenco precisou ler alguns livros, como: Simulacros e Simulação de Jean Baudrillard, Fora de Controle: A Nova Biologia das Máquinas de Kevin Kelly e Introdução à Psicologia Evolutiva de Dylan Evans e Oscar Zarate, para entender melhor a ambientação do filme.
Simulacros e Simulação trata da hiper-realidade e da imitação de processos do mundo real. Frases do livro foram usadas no filme, e ele é usado como esconderijo dos arquivos ilegais de Neo.
Além desses livros, há conceitos de outros livros, como: Alice no País das Maravilhas, Odisseia de Homero, Alegoria da Caverna de Platão, Neuromancer de William Gibson e obras de Karl Marx e Franz Kafka.
A série Alana, A Garota do Futuro (1991) também foi citada pelas irmãs Wachowski como uma de suas inspirações.
07. AS GRAVAÇÕES OCORRERAM NA AUSTRÁLIA
A Warner aprovou um orçamento de US$ 60 milhões de dólares, e para garantir um bom uso nos efeitos especiais, os produtores e as irmãs Wachowski decidiram gravar o filme nos estúdios em Sidney, Austrália, que se tornou mais barato devido os impostos locais.
Foi difícil encontrar locações com aparência de gueto americano, então esses ambientes específicos tiveram que ser criados do zero. Os nomes de ruas no filme foram retirados de locais em Chicago, onde as irmãs cresceram.
08. KEANU REEVES HAVIA PASSADO POR UMA CIRURGIA NA COLUNA
As cenas de ação do filme foram inspiradas em animações japonesas, como: Akira (1988) e Ghost in the Shell (1995).
As diretoras chamaram o coreógrafo Yuen Woo-Ping, conhecido por trabalhos em filmes de artes marciais de Hong Kong como Lutar ou Morrer, para treinar o próprio elenco principal para as cenas.
Porém, o ator Keanu Reeves havia passado por uma cirurgia na coluna cervical antes do período de treinamento, devido a problemas que estavam paralisando suas pernas. O ator precisou usar um colar cervical e Yuen Woo-ping ajustou sua coreografia com socos e movimentos mais leves.
Ainda assim, foi preciso o uso dublês em cenas de maior impacto, como quando Neo joga Smith no teto do túnel do metrô. Nessa cena específica, o dublê e diretor Chad Stahelski sofreu vários ferimentos, incluindo costelas quebradas, joelhos e um ombro deslocado.
Para gravar o famoso efeito “Bullet Time” que já existia antes de Matrix, mas foi com este filme que ele foi aprimorado e popularizado, foram utilizadas cerca de 120 câmeras fotográficas digitais individuais e duas câmeras de filme, as imagens estáticas foram encaixadas para criar a foto quadro a quadro. Até 2002, a sequência já havia sido parodiada em mais de 20 filmes, incluindo a comédia Todo Mundo em Pânico e a animação Shrek.
09. O FILME POSSUI UM PADRÃO DE CORES
Os padrões de cores no filme foram adaptados para cada ambiente apresentado. Quando os personagens estão na Matrix, o verde se destaca na iluminação e em objetos, fora da Matrix, no mundo real, o padrão de cor é o azul. Já no programa de treinamento onde Neo e Morfeus lutam, a cor usada é o amarelo.
No mundo real a única vez que o verde se destaca é na tela de computador mostrando a Matrix. Os símbolos mostrados foram feitos pelo desenhista de produção Simon Whiteley, e é formado por letras invertidas, números e caracteres da escrita japonesa katakana retirados de livros de culinária japonesa de sua esposa.
10. BILHETERIA, OSCAR E SEQUÊNCIAS
O filme foi um sucesso e arrecadou mais de US$ 460 milhões de dólares em todo o mundo. Ele foi indicado ao Oscar de 2000 em 4 categorias e ganhou todas, sendo os prêmios de Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais.
Foram produzidos 2 filmes em conjunto como sequências da história, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Uma coleção de nove contos de curta-metragem sobre o mundo de Matrix foi lançada em 2003, com as irmãs Wachowski sendo responsáveis pela roteirização de 4 desses contos.
Recentemente a história foi revivida em Matrix Resurrections com o retorno de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, além de atores das sequências de 2002.