10 Curiosidades Sobre o Filme Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (1997)

Quatro jovens se envolvem em um acidente de carro, e decidem manter segredo sobre ele, mas 1 ano depois do incidente eles são ameados por alguém que sabe o que aconteceu, perseguindo-os em busca de vingança. Lançado em 1997, confira agora 10 curiosidades sobre o filme Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado.

Créditos: Reprodução | Columbia Pictures

$ads={1}

01. BASEADO EM UM LIVRO

Este filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Lois Duncan e lançado originalmente em 1973. Foi o roteirista Kevin Williamson que adaptou a história. 

O roteiro foi escrito muito antes do roteiro de Pânico (1996), mas Williamson não conseguiu vendê-lo. Ele arquivou o projeto e passou a trabalhar no roteiro de Pânico (1996), que logo conseguiu uma produção e o lançamento em 1996. O sucesso do filme gerou interesse pelos projetos de Williamson, o que facilitou a aprovação e a venda do roteiro de Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado para a Columbia Pictures. O roteiro foi readaptado em uma história de terror da década de 1980. 

O diretor Jim Gillespie foi contratado devido a indicação de Williamson.

02. O FILME NÃO AGRADOU A AUTORA DO LIVRO

Alguns pontos do livro foram alterados para a adaptação. Os jovens não atropelam um homem, mas um garoto de bicicleta, eles chamam a ambulância anonimamente e fogem do local. No livro nenhum outro personagem morre e a trama é focada na culpa interna de cada personagem após o acidente. Para ser mais aterrorizante, o assassino é mostrado como extremamente letal e usa um anzol, que foi inspirado na lenda urbana de um serial killer com um gancho, conceito que é apresentada no início do filme, na cena da praia. 

Devido essas mudanças e o tom voltado ao terror mais sangrento a autora não gostou do filme. Duncan havia perdido sua filha em um tiroteio não resolvido em 1989 e não gostava do foco do filme ser em perseguição e assassinato baseado em sua obra.

03. ESCALAÇÃO DO ELENCO

Melissa Joan Hart já estrelava a série Sabrina, A Aprendiz de Feiticeira quando foi convidada para o papel de Julie James, mas ela rejeitou. Jennifer Love Hewitt fez o teste para o papel de Helen. Os produtores acabaram escolhendo Hewitt para o papel de Julie, por achar que ela tinha a capacidade de projetar vulnerabilidade, fundamental para o papel. Reese Witherspoon fez um teste para um dos papeis no filme, porém ela optou por não continuar na produção. O diretor Jim Gillespie pediu conselhos a ela sobre o elenco e ela sugeriu seu namorado na época, Ryan Phillippe que acabou sendo escalado como Barry

Para o papel de Ray, ninguém estava muito interessado no ator Freddie Prince Jr.. Ele havia feito o teste para o papel de Billy no filme Pânico (1996), mas acabou perdendo para Skeet Ulrich. Kevin Williamson lhe prometeu um papel em sua próxima produção, mas teve dificuldades em convencer os estúdios. Prince Jr. fez o teste 5 vezes e chegou a temer perder o papel para Jeremy Sisto. Ele cortou o cabelo e mudou o físico e com a insistência de Williamson, ganhou o papel. 

Sarah Michelle Gellar havia feito o teste para o papel de Julie e acabou sendo a última protagonista a ser escalada, que no caso foi para o papel de Helen. Ela já era conhecida pelo papel de Buffy Summers em Buffy: A Caça-Vampiros.

$ads={2}

04. JAMIE LEE CURTIS DEU DICAS PARA JENNIFER LOVE HEWITT

Jennifer Love Hewitt estrelou Uma Família Quase Perfeita (1996) ao lado da estrela de Halloween, Jamie Lee Curtis. Durante a produção deste filme, Curtis estava gravando outro filme na Carolina do Norte e aparecia no set de filmagem para conversar com Hewitt, o que pode ter ajudado a jovem atriz em sua interpretação no papel de Julie. 

A atriz afirmou que teve dificuldades para dormir durante as gravações, pois ficava nervosa quando ia dormir devido a tensão de perseguição que sua personagem precisava demonstrar. Ela tinha pouca proximidade com o ator Muse Watson e o local de gravação ficava constantemente com neblina. Hewitt afirmou que ficou com hematomas principalmente após as gravações das cenas finais com ela correndo e caindo ao ser perseguida pelo assassino. 

A atriz foi a responsável pela escalação de Johnny Galecki para o papel de Max

05. PRODUÇÃO ACELERADA

Para garantir que o filme chegasse na temporada de filmes de terror de Halloween, toda a produção foi apressada. As filmagens começaram em 31 de março de 1997 e duraram dez semanas e o filme chegou aos cinemas em 17 de outubro do mesmo ano. 

No total, o filme levou 6 meses e meio para ser filmado e chegar aos cinemas. As gravações ocorreram quase toda na Carolina do Norte, exceto pelas cenas da estrada na abertura e quando os jovens atropelam o homem, filmadas na Califórnia, já que as estradas na Carolina do Norte são em geral mais planas e sem muitas curvas e o diretor queria uma estrada com a aparência mais perigosa.

06. CONTRIBUIÇÃO DE UM Fà

Uma das cenas mais famosas do filme é quando a personagem Julie grita na rua frustrada com a perseguição que sofre do assassino. A cena foi criada por um garoto fã de terror, que ganhou um concurso para criar um momento para o filme. A atriz Jennifer Love Hewitt não achou a ideia muito boa, mas filmou a cena mesmo assim. Ela afirmou que no produto final do filme, a ideia combinava bem com a história. A cena chegou a ser parodiada no filme Todo Mundo Em Pânico.

07. OS PRODUTORES QUERIAM CENAS MAIS VIOLENTAS

Jim Gillespie não queria tornar seu filme muito gráfico e evitou excesso de sangue, mas os produtores exigiram algumas alterações como a cena da morte da irmã de Helen. Eles demoraram a chegar em um acordo, mas Gillespie acabou regravando a cena com sangue espirrando na janela quando ela é atingida pelo assassino. Os produtores ficaram satisfeitos, apesar do corte na personagem não ser mostrado em detalhes.

08. FINAL ORIGINAL FOI ALTERADO

Jim Gillespie afirmou que não gostou do final original do filme, no qual Julie receberia um e-mail dizendo “Eu ainda sei”. O diretor filmou a cena de uma maneira pouco convincente e quando o filme foi exibido para um público teste, o final acabou decepcionando. O chefe do estúdio liberou a Jim Gillespie que ele inventasse e filmasse outro final. Assim, surgiu a cena com Julie no banheiro vendo a frase no vidro e o assassino pulando através dele.

09. SONY FOI PROCESSADA PELA MIRAMAX

Quando a Sony lançou os primeiros materiais de marketing para este filme, eles decidiram declarar como sendo "do criador de Pânico", já que ambos foram escritos por Kevin Williamson. Mas a Miramax não gostou da publicidade pois para eles ignoravam o merecimento de Wes Craven que foi o diretor de Pânico. A empresa processou a Sony, que não enfrentou o processo e retirou a menção à Pânico de todos os seus anúncios.

10. ORÇAMENTO, BILHETERIA, FRANQUIA E SÉRIE

O orçamento do filme ficou em US$ 17 milhões de dólares e arrecadou mais de US$ 125 milhões. Ele ganhou uma sequência no ano seguinte intitulado Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, com o retorno de Freddie Prinze Jr., Jennifer Love Hewitt e Muse Watson

Em 2006 chegou o terceiro filme, Eu Sempre Vou Saber O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, porém, não tinha grandes nomes em seu elenco e foi lançado direto em DVD. 

Um remake foi lançado em outubro de 2021, adaptado para uma série no Amazon Prime. Porém, a série recebeu críticas negativas e foi cancelada com apenas uma temporada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato