Uma das maiores estrelas de Hollywood, com sucessos em variados estilos, desde a ação com Duro de Matar (1988), a ficção cômica de O Quinto Elemento (1997), a ficção dramática de Armageddon (1998) e até o terror em O Sexto Sentido (1999). Confira abaixo 15 curiosidades sobre a vida e carreira de Bruce Willis.
Crédito: Reprodução |
$ads={1}
01. NASCEU NA ALEMANHA
Walter Bruce Willis nasceu em 19 de março de 1955 em Idar-Oberstein, na Alemanha Ocidental. Filho de um militar estadunidense que estava em serviço na cidade e de mãe alemã, viveu no país por 2 anos até seus pais se mudarem para Carneys Point, Nova Jersey, nos Estados Unidos. Sua mãe passou a trabalhar em um banco e seu pai fazia serviços como soldador, mecânico e operário de fábrica.
02. GAGUEIRA NA INFÂNCIA E PRIMEIROS TRABALHOS
Willis afirmou que era uma criança muito agradável e extrovertida, mas tinha grande dificuldade de comunicação devido a gagueira. Ao participar uma peça de teatro na escola, ele percebeu que sua gagueira havia sumido quando estava no palco e voltava a ter dificuldades na fala quando saía. Foi nesse momento que ele decidiu investir na atuação como forma de superar a dificuldade.
Após terminar o colegial, Willis trabalhou como segurança e até como investigador particular antes de entrar no Curso de Atuação na Montclair State University.
03. EM BUSCA DOS PRIMEIROS PAPÉIS
Em 1977 Willis abandonou os estudos em seu primeiro ano e se mudou para Nova York para tentar a carreira de atuação. Enquanto fazia testes de elenco, ele precisou trabalhar como bartender. O ator John Goodman, mencionou em 2017 que chegou a ir ao bar na época, e que Bruce mantinha todos entretidos a noite toda.
Além de atuar em peças de teatro na cidade, Bruce conseguiu pequenos papeis em filmes como O Primeiro Pecado Mortal (1980), com Frank Sinatra, e O Veredicto (1982), com Paul Newman. Ainda no início dos anos 80, ele tentou um papel no filme Procura-se Susan Desesperadamente (1985), estrelado por Madonna, mas não conseguiu o papel. Logo na sequência concorreu com mais de 3.000 candidatos ao papel do detetive particular David Addison na série de comédia dramática Moonlighting, conhecida no Brasil como A Gata e O Rato (1985-1989). Os executivos da ABC não estavam confiantes com o ator durante a audição devido seu visual com, segundo eles, "um penteado punk espetado, uniforme de combate e um brinco".
O criador da série, Glenn Gordon Caron, lhe deu uma chance e colocou para atuar em um teste ao lado de Cybill Shepherd.
A química entre os dois atores convenceu os executivos e Bruce conseguiu ser escalado. Esse se tornou seu primeiro grande papel.
$ads={2}
04. A GRANDE CHANCE EM DURO DE MATAR
O filme Duro de Matar (1988) havia sido escrito para ser uma sequência do filme Comando Para Matar (1985), estrelado por Arnold Schwarzenegger, que recusou o papel. Sylvester Stallone também recusou atuar no filme. Entre outros considerados estavam Richard Gere, Clint Eastwood, e o próprio Bruce Willis. O ator já fazia sucesso na TV em A Gata e O Rato (1985-1989) e chegou a atuar em filmes para o cinema como Encontro às Escuras (1987) com Kim Basinger.
Quando fez o teste, Willis misturou o carisma cômico de suas atuações na série com um jeito mais durão e caótico, o que agradou o diretor John McTiernan. Entretanto, para o papel, o ator fez um acordo para receber 5 milhões de dólares da 20th Century Fox. Na época, grandes atores como Tom Cruise e Michael J. Fox ganhavam cerca de 3 milhões por filme.
Logo após a divulgação do acordo, os grandes atores de Hollywood aumentaram o valor de seus trabalhos para 5 milhões.
05. PERDA PERMANENTE DE AUDIÇÃO DURANTE AS GRAVAÇÕES
Duro de Matar (1988) se tornou o filme que alavancou a carreira nos cinemas de Bruce Willis, mas as gravações lhe renderam algumas sequelas. Durante a gravação da cena que seu personagem mata um terrorista atirando por debaixo de uma mesa, o espaço fechado e o som alto do tiro acabou fazendo Willis perder 2/3 da audição de seu ouvido esquerdo de forma permanente.
06. ELE TAMBÉM É CANTOR
No final dos anos 80, Willis buscou investir em sua carreira de cantor. Em 1987 ele lançou o álbum The Return of Bruno, usando como pseudônimo um apelido de infância. O disco é complementar ao falso documentário exibido pela HBO no mesmo ano. O álbum fez um relativo sucesso, principalmente pela participação de lendas do R&B como The Temptations e Ruth Pointer do The Pointer Sisters.
Em 1989, Willis lançou outro álbum antes de voltar novamente sua atenção para a atuação. Posteriormente, o ator chegou a cantar a trilha sonora do filme Os Rugrats e os Thornberrys Vão Aprontar (2003).
07. TEVE SEU PRÓPRIO DESENHO ANIMADO
O apelido de criança, Bruno, também lhe rendeu um personagem de desenho animado. Em 1996, o ator criou e dublou o personagem principal da série animada Bruno, the Kid. O personagem era um garoto de 11 anos com calvície que tinha uma vida dupla como um garoto comum e um agente secreto trabalhando para o governo.
A série teve 36 episódios e foi ao ar originalmente entre setembro de 1996 a maio de 1997, e a música-tema de abertura era cantada por Bruce Willis.
08. PERSONAGEM DE VIDEOGAME
Em 1996, Bruce Willis foi contratado pela Activision para a produção de um jogo de videogame chamado Apocalypse. O rosto do ator foi mapeado utilizando captura de movimento para ser utilizado para o personagem principal do jogo, além dele dublar algumas falas do personagem.
Esta foi a primeira vez que uma estrela dos cinemas deu vida a um personagem de um jogo de videogame que não foi baseado em um filme preexistente.
09. DEU PREJUÍZO PARA A DISNEY
Em 1997, foram iniciadas as gravações de um filme intitulado The Broadway Brawler, uma comédia romântica sobre um jogador de hóquei fracassado. Willis, além de interpretar o personagem principal, era um dos produtores e no início das gravações teve várias discordâncias com outros membros da produção, gerando a demissão da diretora Lee Grant e de seu marido que era produtor, do diretor de fotografia e da designer de figurino.
O estúdio Cinergi optou em encerrar a produção para evitar mais gastos, após usar metade dos US$ 28 milhões de dólares do orçamento inicial. A empresa era controlada pela Disney que via Willis como o grande culpado do cancelamento da produção.
Para evitar problemas judiciais, Willis fez um acordo com a Disney para atuar em 3 filmes de sua produção, e assim, Willis ganhou seus papeis em Armageddon (1998), O Sexto Sentido (1999) e Duas Vidas (2000), alguns de seus maiores sucessos.
10. CASAMENTOS E FILHOS
Bruce Willis conheceu a atriz Demi Moore em 1987 e se casaram no mesmo ano em uma cerimônia em Las Vegas. A cerimônia teve como ministro religioso o roqueiro Little Richard, que também foi o responsável pelo casamento de outras celebridades como Cindy Lauper e Bruce Springsteen.
Bruce e Demi tiveram 3 filhas, incluindo a também atriz Rumer Willis. O casal se separou em 1998 e oficializou o divórcio em 2000. Willis afirma que Will Smith o ajudou a lidar com a situação.
Bruce manteve a amizade com Demi Moore e com o marido subsequente da atriz, Ashton Kutcher, chegando a participar do casamento dos dois.
Em 2009 ele se casou com a modelo Emma Heming em uma cerimônia não oficial nas ilhas Turks e Caicos e com a presença de Moore e Kutcher. Os dois tiveram sua primeira filha em 2012, e a segunda filha nasceu em 2014.
11. APOIO POLÍTICO
Na política, Bruce fez campanha em 1988 para a candidatura presidencial do governador democrata de Massachusetts, Michael Dukakis. Depois, passou a apoiar candidaturas republicanas como a de George W. Bush.
Ele se posicionou favorável a Operação Liberdade do Iraque e a Guerra ao Terror em entrevistas e visitas a militares. O ator ofereceu duas recompensas pela captura de Saddam Hussein e Osama Bin Laden. Ele queria oferecer a oferta aos militares das forças armadas, mas não pode porque os militares dos EUA não podem aceitar recompensas por seu trabalho, assim, deixou a oferta aberta para qualquer civil que completasse a missão.
12. AJUDOU MICHAEL CLARKE DUNCAN
Michael Clarke Duncan trabalhava em Hollywood como guarda-costas de grandes estrelas como Will Smith e LL Cool J até conseguir um papel no filme Armageddon (1998), estrelado por Bruce Willis.
Após ler uma cópia do roteiro de À Espera de Um Milagre (1999), Willis achou Duncan perfeito para o papel de John Coffey e recomendou o ator para Frank Darabont. Duncan foi escalado e conseguiu uma indicação ao Oscar pelo papel.
Willis e Duncan trabalharam juntos posteriormente em À Beira da Loucura (1999), Meu Vizinho Mafioso (2004) e Sin City - A Cidade do Pecado (2005).
13. GRANDES ARREPENDIMENTOS
Em 1989, Bruce Willis recusou atuar no filme Ghost - Do Outro Lado da Vida (1990). De acordo com o ator, ele não achava que o público iria se interessar por um filme sobre alguém que já está morto e que não entendeu que se tratava de uma história romântica de um casal separado pela morte de um deles. O ator afirmou que se arrependeu de ter recusado o papel.
Outro arrependimento do ator foi em 1996 quando foi orientado a recusar o papel de David Caravaggio em O Paciente Inglês (1996), filme que ganhou 9 prêmios no Oscar de 1997.
14. NUNCA FOI INDICADO AO ÓSCAR
Bruce Willis ganhou um Globo de Ouro de Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical em 1986 por sua atuação em A Gata e O Rato (1985-1989), também pela mesma série ele ganhou o Emmy Awards de 1987 e voltou a ganhar outro Emmy em 2000 como Melhor Ator Convidado em Série de Comédia, por sua participação em Friends (1994-2004).
Bruce nunca foi indicado ao Oscar, apesar de estrelar filmes com indicação como Pulp Fiction (1994), O Sexto Sentido (1999) e Os Doze Macacos (1995).
O ator afirmou que não se incomoda com isso já que acha muito caprichoso que atuações em filmes de comédia e ação não sejam premiados pela academia.
15. DIGNÓSTICO DE AFASIA E APOSENTADORIA
Em 30 de março de 2022, a família de Bruce Willis anunciou que ele iria se aposentar da atuação, após ter sido diagnosticado com afasia, uma condição que altera a capacidade de comunicação como: falar, se expressar, compreender a linguagem verbal e escrita, além da capacidade de escrever.
A premiação Framboesa de Ouro retirou a categoria Pior Performance de Bruce Willis em um filme de 2021 após o anúncio da aposentadoria. O prêmio seria dado por seu trabalho em Pecado Cósmico (2021), mas membros do elenco afirmaram que o ator já apresentava alguns sintomas durante as gravações como lapsos de memória. O Framboesa afirmou que seria inapropriado conceder uma estatueta a alguém cujo desempenho foi afetado por uma condição médica.
Antes da aposentadoria, Willis concluiu 8 filmes que deverão ser lançados entre 2022 e 2023.
Qual o seu filme favorito de Bruce Willis?