10 curiosidades sobre o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Um esquisito e misterioso dono de uma incrível fábrica de chocolate, convida cinco crianças para mostrar seus segredos de como seus deliciosos chocolates são produzidos. Lançado em 2005, confiro abaixo 10 curiosidades sobre o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Créditos: Warner Bros. Pictures

01. REMAKE DE UM CLÁSSICO DE 1971

Este filme é um remake de um clássico lançado em 1971, e os dois são baseados em um livro do escritor britânico Roald Dahl, mesmo escritor de obras como Matilda e O Bom Gigante Amigo. Dahl escreveu uma continuação para essa história publicada com o nome Charlie e o Grande Elevador de Vidro, mas ele não permitiu a adaptação para o cinema por não ter gostado do filme de 1971. O escritor faleceu em 1990.

02. DIRETORES CONSIDERADOS

Outros diretores foram considerados para trabalhar no projeto, como Martin Scorsese, Rob Minkoff, Robert Zemeckis, Barry Levinson e Gary Ross, mas foi Tim Burton o escolhido em 2003 após a Warner receber a aprovação para uma nova adaptação da obra. As filmagens duraram 6 meses devido as regras de atuação com crianças que só permitia 4 horas e meia por dia e pelo trabalho de Burton e Danny Elfman com o filme A Noiva Cadáver, lançado no mesmo ano.

03. ROTEIRISTA NÃO QUIS ASSISTIR A VERSÃO DE 1971

O roteirista John August não tinha assistido ao filme de 1971 antes de escrever o roteiro dessa nova versão da história de Dahl. Ele só assistiu após finalizar o roteiro e achou a versão de 1971 mais sombria que a sua.

04. TIM BURTON TEVE ACESSO AOS MANUSCRITOS DA HISTÓRIA ORIGINAL

Tim Burton visitou a casa de Roald Dahl. A viúva do escritor mostrou a ele manuscritos da história original, que era mais politicamente incorreta do que aparece no livro publicado. Porém, no livro e no filme de 1971 não aparecem os flashbacks de Wonka sobre seu relacionamento com o pai. Essa parte do filme foi escrita por Burton e August com a intenção de aprofundar no passado familiar do personagem que explicasse seu jeito excêntrico.     

05. ATORES CONSIDERADOS PARA O PAPEL DE WILLY WONKA

Vários atores foram considerados para o papel de Willy Wonka, como Rowan Atkinson, Nicolas Cage, Jim Carrey, Adam Sandler, Steve Martin, Leslie Nielsen, Ben Stiller e Robin Williams. Johnny Depp acabou sendo o escolhido por Burton. O ator afirmou que baseou a aparência de Wonka nos figurinos do álbum The Golden Age of Grotesque de Marilyn Mason, e sua atuação foi inspirada em apresentadores de games show e programas infantis, como Ted Rogers.

06. FREDDIE HIGHMORE FOI ESCOLHIDO POR JOHNNY DEPP

Johnny Depp e Freddie Highmore já haviam trabalhado juntos no filme Em Busca da Terra do Nunca. Depp gostou tanto da atuação do menino que o recomendou a Burton para fazer o papel de Charlie.

07. ATOR DEEP ROY INTERPRETOU TODOS OS OOMPA LOOMPA

O ator Deep Roy é o responsável por todos os Oompa Loompa do filme, e precisou repetir os mesmos movimentos várias vezes para ser adicionado digitalmente sem parecer imagens duplicadas. Devido a todo esse trabalho, seu salário final foi de US$ 1 milhão de dólares. Já a voz nas canções dos Oompa Loompa é de Danny Elfman.

08. ATORES CONSIDERADOS PARA O PAPEL DE VÔ JOE

Para o papel do vô Joe, os atores Gregory Peck e Peter Ustinov chegaram a ser chamados, mas ambos faleceram antes de confirmar o interesse no projeto. Outros atores como Richard Attenborough, Michael Caine, Richard Griffiths e Anthony Hopkins foram considerados, mas David Kelly ficou com o papel após encontrar Tim Burton nos estúdios da Pinewood e ser chamado pelo diretor. 

09. TIM BURTON USOU ESQUILOS DE VERDADE

Tim Burton não queria usar CGI na cena com os esquilos e para isso foram usados cerca de 40 esquilos treinados. Mesmo assim, para conseguir uma melhor qualidade na cena foi preciso usar além do CGI, esquilos animatrônicos em alguns momentos.

10. NESTLÉ FORNECEU BARRAS DE CHOCOLATE

Com relação aos doces que aparecem no filme, a Nestlé forneceu cerca de 1.850 barras de chocolates verdadeiras e a maioria das coisas feitas de chocolate como árvores e flores foram criadas por uma loja da cidade de Brighton, na Inglaterra. Para fazer o rio e a cachoeira de chocolate foram utilizados mais de 920 mil litros de chocolate falso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato