10 curiosidades sobre o filme O Rapto do Menino Dourado (1986)

Um detetive particular recebe a missão de encontrar uma criança com poderes extraordinários que foi sequestrada por um grupo enviado pelas forças das trevas. Lançado em 1986, confira abaixo 10 curiosidades sobre o filme O Rapto do Menino Dourado.

Créditos: Paramount Pictures

01. MEL GIBSON FOI COGITADO PARA O PAPEL PRINCIPAL

O roteiro original do filme foi escrito por Dennis Feldman, e a história seria mais dramática e com elementos sobrenaturais. Mel Gibson foi um dos primeiros atores cogitados para interpretar o personagem principal, já que era um dos grandes nomes do cinema na época.

02. DIREÇÃO FOI OFERICADA A JOHN CARPENTER

Inicialmente, o roteiro do filme foi oferecido ao diretor de terror John Carpenter, mas ele recusou para dirigir um filme semelhante, Os Aventureiros do Bairro Proibido. Os dois filmes se concentram na mitologia chinesa, misturando comédia com o sobrenatural.

03. EDDIE MURPHY ERA O QUERIDINHO DA PARAMOUNT PICTURES

Depois de lançar três filmes de sucesso, Eddie Murphy estava se tornando o queridinho da Paramount Pictures, que reservou uma pilha de roteiros para que ele pudesse escolher o próximo que iria estrelar. O Rapto do Menino Dourado foi o roteiro que mais chamou a sua atenção e, portanto, Murphy foi escalado para o papel. 

04. O MENINO TIBETANO FOI INTERPRETADO POR UMA MENINA

O personagem titular era um menino tibetano, mas foi interpretado por Jasmine Reate, de 6 anos. Ela teve a cabeça raspada e foi creditada como “JL Reate" para esconder seu verdadeiro gênero. 

05. BUSCA MUNDIAL POR UMA ATRIZ PARA O PAPEL DE KEE NANG

Houve uma busca mundial para encontrar a atriz certa para a personagem Kee Nang. Os testes foram realizados em Londres, Mumbai, Hong Kong e Estados Unidos. Das 500 candidatas, os produtores e o empresário de Murphy acabaram escolhendo a modelo Charlotte Lewis, que tinha apenas 18 anos e que só havia aparecido no filme Piratas (1986), lançado no mesmo ano.

06. NÃO FOI GRAVADO NO NEPAL

Apesar do filme se passar no Nepal, nenhum dos atores gravaram no país. Uma segunda equipe gravou algumas cenas de paisagens do Nepal, mas a maior parte do filme foi gravado nos estúdios da Paramount em Los Angeles. O Himalaia foi recriado em Mammoth Lakes, Califórnia.

07. PRIMEIRO FILME DE FANTASIA DE EDDIE MURPHY

Este foi o primeiro filme de fantasia de Eddie Murphy e o primeiro da sua carreira a ser classificado como não sendo indicado para menores de 13 anos nos Estados Unidos, como prevenção a possíveis cenas de sexo, violência ou palavrões. Essa classificação mais baixa foi alcançada justamente pela ausência de palavras que eram frequentes nos filmes de Murphy.

08. ORÇAMENTO E BILHETERIA

O filme contou com um orçamento de aproximadamente US$ 25 milhões de dólares e arrecadou em todo o mundo mais de US$ 79 milhões. Apesar de ter sido o oitavo filme de maior bilheteria de 1986, os executivos da Paramount ficaram desapontados, pois acreditavam que o filme teria um desempenho parecido com Um Tira da Pesada, que arrecadou mais de 300 milhões. 

09. RESULTADO DO FILME NÃO AGRADOU

O roteirista Dennis Feldman ficou insatisfeito com o trabalho do diretor Michael Ritchie. Segundo Feldman, o filme deveria ter ação, aventura e investigação, mas em vez disso, optaram por fazer uma comédia de Eddie Murphy.

O ator Charles Dance também não gostou do resultado do filme, pois achava o roteiro inicial muito mais interessante, mas que a Paramount decidiu fazer alterações após uma exibição com um público teste, que não estavam familiarizados com um papel mais sério de Eddie, principalmente após o sucesso de Um Tira da Pesada (1984). Assim o estúdio refez algumas cenas com a presença de mais piadas de Murphy, e por conta disso, alteraram a trilha sonora para deixar o filme mais descontraído.

10. EFEITOS DO FILME FORAM INOVADORES 

Levando em consideração o ano de lançamento do filme, podemos concluir que os efeitos visuais foram até inovadores para a época. Alguns dos efeitos foram criados através de uma tecnologia experimental em que a Light and Magic estava trabalhando para o filme Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), que também estava em produção naquela época. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato