01. ORÇAMENTO MUITO ALTO PARA A ÉPOCA
Na época de seu lançamento, A História Sem Fim era a produção cinematográfica mais cara da história do cinema alemão, com um preço de cerca de US$ 27 milhões de dólares. O projeto superou o filme O Barco: Inferno no Mar, também dirigido por Wolfgang Petersen, como o filme mais caro do país. Felizmente para Petersen e o estúdio, o filme conseguiu arrecadar aproximadamente US$ 100 milhões em todo o mundo.
02. AUTOR DO LIVRO NÃO GOSTOU DO FILME
Apesar de ter trabalhado com Petersen no roteiro, o autor de A História Sem Fim, Michael Ende, criticou publicamente o resultado do filme. Após o lançamento do filme na Alemanha, Michael organizou uma coletiva de imprensa na qual se referiu ao filme como "um filme revoltante" e exigiu que seu nome não aparecesse nos créditos, alegando que os produtores do filme simplesmente não entenderam o livro e que só queriam ganhar dinheiro. Um dos pontos que mais incomodou o autor, foi o fato das estátuas das esfinges serem retratadas com seios grandes, algo que ele considerava muito constrangedor. Michael até pediu que mudassem o título do filme e chegou a processar os produtores quando eles se recusaram a atender suas demandas, mas acabou perdendo o processo.
03. CENA DO PÂNTANO ATRASOU A PRODUÇÃO
Um dos maiores atrasos na produção do filme, ocorreu por conta da cena no pântano da tristeza, onde o cavalo Artax afunda na lama. A cena estava prevista para levar no máximo 2 semanas para ser gravada completamente, mas o treinamento com o cavalo acabou durando 7 semanas, pois não era fácil manter um cavalo parado em uma plataforma, com lama chegando até o pescoço sem que ele fugisse. A cena foi tão convincente, que após o lançado, um boato começou a circular que ele havia morrido durante as filmagens.
04. DRAGÃO PARECIDO COM UM CACHORRO
O rosto do dragão da sorte de 13 metros de comprimento se parece muito com o de um cachorro, mas isso foi apenas uma interpretação do diretor, algo que não condizia tão bem com o livro e também incomodou Michael Ende. Porém, os espectadores adoraram e Falkor rapidamente se tornou um dos personagens mais populares do filme.
05. FILME NÃO COBRIU TODA A HISTÓRIA DO LIVRO
O filme cobriu apenas metade dos acontecimentos do livro, e por isso, o público nunca descobre o que acontece com os personagens. Isso possibilitou a criação de uma sequência em1990 de George T. Miller, que inclui pontos da trama do romance de Ende, mas também adiciona novos elementos ao enredo. Nenhum dos envolvidos no primeiro filme, voltaram para o segundo. Há ainda um terceiro filme da série, de 1994, sendo um longa de aventura que não fazia parte do livro.
06. STEVEN SPIELBERG AJUDOU O DIRETOR
Steven Spielberg ajudou o diretor Petersen a cortar a versão americana do filme, que é sete minutos mais curta que a versão alemã. O ritmo precisava ser um pouco mais rápido para o público americano. Spielberg havia aprendido a técnica de edição com George Lucas. Como um agradecimento por sua ajuda, o diretor deu a Spielberg o Auryn original.
07. NOAH HATHAWAY SOFREU ACIDENTES DURANTE AS GRAVAÇÕES
A vida de ator tem seus riscos, mas para Noah Hathaway, que interpretou Atreyu, quase lhe custou um olho. Na cena final, onde lutou contra Gmork, a fera semelhante a um lobo, o robô que era Gmork apresentou defeito e uma de suas garras cortou o rosto do jovem ator, bem ao lado de seu olho. Além disso, ele caiu de um cavalo, que pisou nele, mas felizmente não sofreu ferimentos graves,
08. A IMPERATRIZ USAVA DENTADURA
Tami Stronach, a atriz que interpretou a Imperatriz, perdeu os dois dentes da frente ao longo das gravações do filme. Como eles não queriam que a personagem fosse retratada sem os dentes, a atriz usou uma dentadura para cobrir a falha. Com isso, ela precisou de um bom tempo de treinamento de dicção para corrigir o ceceio devido a prótese.
09. O DIRETOR ERA PERFECCIONISTA
Enquanto alguns diretores executam uma cena com 5 a 10 cortes, o que não é fora do comum, Petersen chegava a gravar até 40 tomadas em cada cena do filme. Por conta do perfeccionismo do diretor, o orçamento do filme cresceu consideravelmente e o cronograma de filmagem de 3 meses foi estendido para um ano inteiro.
10. TRABALHAR COM CRIANÇAS
Quando o diretor de efeitos especiais Brian Johnson foi questionado sobre como era trabalhar com um elenco tão jovem, ele revelou que era fácil trabalhar com Barret Oliver, mas teve dificuldades com Noah Hathaway, pois era muito difícil arrancar alguma coisa dele. Noah revelou em uma entrevista em 2015, que o processo de gravação era muito cansativo por conta do perfeccionismo do diretor. A cena da morte de Artax no Pântano da Tristeza e a cena da tartaruga gigante levaram em torno de 2 meses para serem filmadas.