10 curiosidades sobre o pintor Vincent van Gogh

Vincent van Gogh é considerado como um dos maiores pintores de todos os tempos e um dos maiores representantes da pintura pós-modernista. Confira abaixo 10 curiosidades sobre o pintor Vincent van Gogh.

Créditos: curiousgeorge77 por Pixabay

01. SEU NOME JÁ HAVIA SIDO USADO 

Vincent van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853 na Holanda. Sua mãe já havia usado esse nome em outro filho, porém, ele faleceu durante o trabalho de parto.

02. DEIXOU MUITAS OBRAS

Durante sua vida, van Gogh aproximadamente  2.100 obras de arte, sendo que 860 delas eram pinturas a óleo. E incrivelmente a maioria delas foram feitas nos últimos 2 anos de sua vida.

03. AUTODIDATA

Vincent foi autodidata e começou a pintar aos 27 anos. Ele chegou a frequentar uma escola de arte em Antuérpia por alguns meses, apenas quatro anos antes de sua morte. Seu estilo de pintura não convencional fazia com que ele tivesse problemas com o seu instrutor na escola de arte.

04. NÃO PODIA PAGAR MODELOS

Como não tinha condições de pagar modelos, Van Gogh inicialmente pintava  paisagens, flores, e autorretratos. Ele pintou mais de 30 autorretratos.  

05. RELAÇÃO COM O IRMÃO

Ao longo de sua vida, Vincent escreveu mais de 800 cartas, a maioria era para o seu irmão Theo, que também era seu amigo mais próximo. Theo apoiou van Gogh financeiramente durante grande parte de sua vida.

Créditos: Pixabay

06. DOENÇAS

Van Gogh tinha muitas doenças, incluindo epilepsia e problemas mentais. Seu trabalho mais famoso, A Noite Estrelada, foi feito enquanto ele estava internado em um asilo na França. Enquanto ele estava tendo uma convulsão epiléptica, Van Gogh fez um movimento para atacar seu amigo com uma navalha. Ele acabou cortando um pedaço da própria orelha, mas não ela toda, como a maioria das pessoas pensam.

07. MORTE

Van Gogh morreu porque ele atirou em si mesmo no peito enquanto pintava em um campo. Ele ainda conseguiu voltar para casa e subir para o quarto e ainda viveu por 30 horas após o tiro, passando seus momentos finais com seu irmão que ouviu suas últimas palavras: "A tristeza durará para sempre." Em seu funeral, Theo deixou que o pequeno círculo de amigos de Vincent levassem uma de suas pinturas como forma de recordação. O terapeuta de Vincent levou várias pinturas e elas permaneceram na família por muitos anos, até doarem a maioria para o Louvre. Foi só 11 anos depois que ele morreu que suas pinturas começaram a ganhar atenção.

Créditos: heblo por Pixabay

08. FAMOSO APÓS A MORTE

Vincent só ficou famoso depois de morrer. Enquanto ele estava vivo, só vendeu uma pintura: A Vinha Encarnada. A esposa de Theo havia coletado as pinturas e cartas de Van Gogh, e se comprometeu a disseminar o seu trabalho para que ganhasse reconhecimento. Graças a ela, seu trabalho foi reconhecido e ele se tornou famoso.

09. MORTE DO IRMÃO

A relação entre Van Gogh e seu irmão era tão forte, que Theo ficou bastante deprimido logo após a morte de Vincent, falecendo apenas 4 meses depois. Sua esposa reconheceu vínculo entre eles, e pediu para que os restos mortais fossem exumados para que os irmãos pudessem ser enterrados um ao lado do outro.

10. PINTURA MAIS CARA 

O maior valor já pago para uma pintura de Van Gogh foi de US$ 82,5 milhões de dólares em um leilão para o Retrato do Dr. Gachet. A pintura foi adquirida por um comprador japonês e atualmente está no museu D'Orsay em Paris.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato